Panela de pressão

Para você, o tênis é vida ou morte? Então acalme-se com estas dicas e jogue melhor


fotos: Ella Ling /RCA Productions e Ron C. Angle/T

Em tempos primitivos, o homem das cavernas podia se deparar a qualquer momento com feras terríveis que acabariam com sua vida em apenas uma mordida. O medo era real, o risco de morte, eminente. O sistema nervoso disparava uma sequência de reações químicas que, encadeadas, colocavam o homem pronto para fugir ou lutar: o coração batendo mais rápido para oxigenar os músculos e a mente, seus pelos crispando para parecer maior aos olhos do predador, a musculatura se preparando para a ação. Adrenalina pura.
Nos tempos modernos, as pessoas enfrentam outras situações que causam medo. Ele é um mecanismo de defesa importante para o ser humano, que o alerta para situações em que se deve tomar cuidado, e ficar esperto. Mas, há alguns medos causados por perigos reais e outros por perigos imaginários. O temor de perder o jogo, no esporte, inconscientemente pode até significar que o jogador tem medo de morrer na boca de um tiranossauro. Esse medo pode paralisá-lo por excesso de adrenalina no sistema e piorar muito seu desempenho. Porém, o perigo é imaginário: ele sairá do jogo são e salvo!

Os fortes também choram

Em uma partida de tênis, o medo pode ser percebido como pressão ou tensão, que significa literalmente que algo está prestes a se romper - como um encordoamento que está muito tenso. Sob tensão, o tenista sente que a confiança, a concentração, a técnica e o plano tático podem "romper" a qualquer momento.
Lidar com a pressão faz parte das habilidades necessárias ao tenista. Podemos afirmar que os melhores tenistas de todos os tempos sentiram medo, pressão, e perderam jogos ganhos por causa disso. Duas boas notícias. A primeira é que sentir pressão jogando tênis significa que você gosta de jogar, que está envolvido com o jogo. A segunda é que as habilidades mentais e emocionais podem ser aprendidas, e os grandes tenistas sabem disso. Por isso, muito mais vezes os vemos tranquilos e confiantes do que temerosos ou descontrolados.
Tenistas de todos os níveis podem aprender a lidar com a pressão, experimentando uma ou todas as ferramentas que descrevemos a seguir:

#Q#

fotos: Ella Ling /RCA Productions e Ron C. Angle/T

1. Encare a Possibilidade de Perder

Todos nós sabemos racionalmente que uma partida de tênis é apenas um jogo, e que a pior coisa que pode acontecer ao entrar na quadra é simplesmente jogar e perder. Então, uma primeira coisa a fazer é enfrentar essa realidade frente a frente: "Sim, posso perder, e daí?" O jogo não é uma situação de risco de morte. No máximo poderá afetar nosso orgulho, prestígio e, às vezes, dinheiro... As pessoas que realmente importam continuarão nos amando, e teremos aprendido o que falta desenvolver em nosso jogo para melhorarmos cada vez mais. Simples assim.

Como já comentado em artigos anteriores, não temos 100% de controle sobre o resultado de uma partida. Você pode jogar a partida da sua vida, como Andy Roddick na final de Wimbledon deste ano, enfrentar um adversário ainda mais inspirado e forte, e perder. Temos apenas controle sobre jogarmos o nosso melhor, amar o jogo e lutar até o final.

2. Desenvolva sua Capacidade de Resiliência

Sofrer uma decepção - você achou que a bola entrou, mas o juiz de cadeira desceu e apontou a bola fora - e voltar ao estado emocional calmo e energético para continuar jogando seu melhor; ou frustrar-se ao não fechar o game de saque depois de três vantagens a favor, e voltar a jogar o seu melhor no saque adversário, é uma capacidade emocional chamada resiliência.

Esta capacidade você desenvolve nos treinos, aprendendo a aguentar cargas cada vez maiores de trabalho, superando a dor e o cansaço, e "virando as costas" aos pontos anteriores. Como diz a campeã olímpica de ginástica rítmica, Lori Fung: "Se um exercício é mal realizado, há que se começar do zero outra vez. Simplesmente você tem de dizer para si mesmo: 'bem, está esquecido'". (Sosa, 2005)

#Q#

3. Treine com a Intensidade das Partidas

Se você nunca treina com intensidade máxima, como espera jogar assim? Aprender a lidar com a pressão vem desde os drills e os jogos-treino. Jogar para valer nos jogos de preparação envolve também a emoção da pressão. Se você quer chegar ao topo, pode imaginar que terá muitos ganhos, mas o caminho também envolve muitas perdas, muito sofrimento. Você já deve praticar a capacidade de se concentrar, de manter uma atitude e o diálogo interior positivos, de jogar bola por bola, ponto por ponto, todos os momentos em que estiver na quadra. Então, comece hoje!

4. Grave seus Jogos em Vídeo e Observe-se

Quem ainda não teve a oportunidade de se ver jogando não sabe o que está perdendo. Além de poder verificar se a biomecânica dos golpes é eficiente, ou se o trabalho de pernas dá conta do recado, observar reações emocionais e os rituais de concentração entre os pontos é uma ferramenta educativa sensacional. Às vezes, é preciso ver para crer e mudar. Nas partidas oficiais, o resultado da gravação é ainda mais esclarecedor.
O treinador pode usar essas imagens para inserir progressivamente rituais de calma e de confiança, e para banir - de uma vez por todas - os rituais destrutivos do comportamento de seus atletas.

Suzana Silva é diretora da Suzana Silva Promoções. contato@suzanasilvapromocoes.com.br

Bibliografia básica:
Loehr, Jim. The Mental Game. Penguin Books USA: New York, 1991 Sosa, Claudio. Herramientas para el entrenamiento psicologico deportivo. Destino: Buenos Aires, 2005

Suzana Silva

Publicado em 28 de Setembro de 2009 às 06:23


Instrução - Mental

Artigo publicado nesta revista