táticas mentais

Os rituais desvendados

O que passa (ou deveria passar) pela cabeça deum tenista entre os pontos de uma partida?


Se o leitor seguiu nossa orientação do artigo anterior, "A Nobreza envolve rituais", deve ter percebido como há padrões comuns de movimentos e gestos corporais que se repetem entre os pontos de uma partida de tênis. E também entendeu que esses padrões estão ligados a processos mentais e emocionais que acontecem dentro de cada jogador.

O psicólogo esportivo norte-americano James Loehr passou mais de 10 anos reunindo informações sobre o que os melhores tenistas do mundo faziam entre os pontos (1) e descobriu em seus estudos que os atletas completam quatro fases distintas de padrões de atividade. Jogadores que não são bons competidores, entretanto, invariavelmente falham em cumprir uma ou mais dessas atividades. Para efeitos didáticos, ele dividiu esses padrões em quatro estágios, e os numerou em ordem de execução.

Estágios

No estágio 1 acontece uma série de respostas positivas imediatamente após o término do ponto, que parece estimular o fluxo de boas emoções. O estágio 2 invoca um padrão de gestos corporais que amplificam a recuperação e o relaxamento do stress do ponto anterior.

O estágio 3 envolve um padrão de atividade mais mental, que ajuda o tenista a continuar jogando de maneira inteligente e a pensar claramente sob pressão. Finalmente, no estágio 4 o tenista executa um padrão que o ajuda a se concentrar e a ficar preparado de maneira ótima para o próximo ponto que se inicia.

É importante ter em mente que, independentemente do estágio em que estiver, a linguagem corporal influencia seus pensamentos e vice-versa. Ou seja, andar arrastando a raquete na quadra, cabisbaixo, ou ficar se lamentando entre os pontos não só irá minar sua confiança, como também deixará seu adversário mais fortalecido por vê-lo tão fragilizado. Aprender e praticar esses quatro estágios de rituais pode levá-lo a novos patamares de força mental e de nível de jogo mais rapidamente. Como fazer isso?

FAÇA FÁCIL : Estágio 1: projete uma imagem positiva!
Objetivo: facilitar o fluxo de emoções positivas.
Quando se inicia: tão logo o ponto termina.
Duração: 3 a 5 segundos.
Linguagem corporal:
Movimento rápido e decisivo do corpo assim que o ponto terminar: feche o punho se vencer o ponto; aplauda um belo ponto com a mão nas cordas da raquete em caso de grande jogada do adversário; vire imediatamente as costas para a rede no caso de ter perdido o ponto. Passe imediatamente a raquete para sua mão não dominante, para facilitar o relaxamento do braço com que você joga. Mantenha um andar tranquilo, relaxado, com postura confiante e altiva. Mentalmente: Diga internamente: "Sem problemas", se perdeu o ponto com um erro; "Linda bola", se o adversário fez uma boa jogada; ou "Vamos!", se você venceu o ponto.

Estágio 2: Relaxe!
Objetivo: permitir que seu corpo relaxe do stress do ponto anterior e retornar ao seu estado ativo renovado.
Quando se inicia: depois de 3 a 5 segundos do término do ponto.
Duração: 6 a 15 segundos.
Linguagem corporal:
Continue sua caminhada confiante para o fundo da quadra, e depois de cruzar a linha do fundo, relaxe. Sua rotina de relaxamento pode incluir: sacudir as mãos, rodar a raquete na mão ou se enxugar em sua toalha no fundo da quadra. De qualquer maneira, respire fundo e mantenha seu olhar no chão ou nas cordas da raquete. Não pare de se movimentar até o próximo ponto, para permitir que o sangue circule e sua recuperação seja mais eficiente. Quanto mais estressante foi o ponto anterior, ou mais importante for o ponto seguinte, demore mais nesta fase. Mentalmente: Diga internamente: "Relaxe", "Está tudo bem", "Calma".

#Q#

Estágio 3: Prepare-se!
Objetivo: pensar na contagem e no que você pretende fazer a seguir.
Quando se inicia: assim que você caminhar para a posição de sacar ou receber. Duração: 3 a 5 segundos.
Linguagem corporal:
Sua imagem corporal deve ser confiante e forte. Antes de sacar, diga a contagem em voz alta, olhando para seu adversário. Antes de receber, mantenha o olhar confiante, como quem diz: "Pode vir quente que estou fervendo!". Mentalmente: Durante este estágio, você deve programar seu computador, ou seja, visualizar a jogada que quer fazer (subir à rede, devolver todas, atacar o segundo saque etc). Se você for mais auditivo, diga mentalmente o que vai fazer.

Estágio 4: Ritual!
Objetivo: facilitar a concentração, o relaxamento ótimo e a autoconfiança para o ponto que se inicia.
Quando se inicia: assim que chega à posição de sacar ou receber.
Duração: 5 a 8 segundos.
Linguagem corporal:
Todos os tenistas quicam a bola no chão antes de sacar, tomando o cuidado de quicar mais lentamente a última vez antes do lançamento. Esse ritual tem o objetivo de evitar que o jogador se apresse no movimento do saque, o que poderia deixar seu lançamento inconsistente. Na resposta de saque, os rituais são variados, mas todos eles são feitos com os olhos fixos na bolinha do outro lado, e terminam com o split-step. Mentalmente: Nessa fase, o diálogo interno deve terminar. Ou seja, no seu cérebro só há espaço para imagens de onde quer colocar o saque ou a resposta de saque. Se errar o primeiro serviço, repita o ritual para o segundo, sem pressa.

Faz a diferença

Pratique estas rotinas tão seriamente quanto treina seus golpes. Eles podem parecer forçados no início, mas seu jogo vai agradecer. Os rituais realmente fazem diferença. Ah.. e continue o exercício de observar os rituais de seus tenistas profissionais favoritos, pois você pode aprender muito com eles. E se tiver a oportunidade de ter alguém filmando seus jogos, observe se você está falhando em algum dos quatro estágios. Vale a pena!

Bibliografia: (1) Traduzido e adaptado do Capítulo The 16-second cure. Loehr, J. The Mental Game: Winning at Pre ssure Tennis. Penguim Books: New York, 1990

Suzana Silva

Publicado em 24 de Agosto de 2009 às 07:15


Instrução - Mental

Artigo publicado nesta revista