Por trás da fala

Os dez maiores mitos de instrução

Desvendamos conselhos clássicos para que você melhore o seu jogo


Se você já fez algumas aulas de tênis, já ouviu muitas destas "verdades": "Leve a raquete para trás", ou "Ajoelhe", ou minha favorita, "Olhe a bola". Estas palavras são ditas com boas intenções e podem até inspirar melhoras, mas há um caminho melhor. Depois de anos ensinando, aprendemos que esses pequenos conselhos não são nada além de mitos. Uma vez que você percebe isso, desenvolverá seu jogo muito mais rapidamente. Então, vamos ao que interessa.

MITO 1: Leve a raquete para trás bem antes do golpe
VERDADE: O RITMO DO SWING É MAIS IMPORTANTE
Esta é uma das frases mais comuns do tênis, e está errada. Sim, você deve girar os ombros antes de a bola chegar à raquete. Isso é a preparação antecipada. Porém você não quer que sua raquete esteja lá atrás assim que seu adversário bata na bola. Um bom swing é um swing ritmado. Seus golpes precisam ter um ritmo e, se você levar a raquete para trás muito cedo, vai enrijecer e empurrar a bola. Um movimento fluido, natural e ininterrupto é essencial para criar a velocidade adequada na cabeça da raquete.

MITO 2: Entre na bola
VERDADE: APOIAR-SE NO PÉ DE TRÁS PODE SER MELHOR
Isso arruinou o jogo de muito mais tenistas nos últimos 20 anos do que qualquer outro conselho. Se você tiver tempo e a bola estiver na sua frente, vá para cima dela com tudo. No entanto, mesmo entre os amadores, as bolas estão ficando mais rápidas e com mais spin atualmente - e os jogadores estão usando mais apoios abertos. Em muitos casos, é melhor bater com apoio no pé de trás como os profissionais frequentemente fazem, do que forçar entrar na bola. Potência vem de um bom timing, não do pé da frente. Se você não tiver espaço ou tempo para pisar adiante e resolver tentar isso, estará enrascado.

MITO 3: Dobre o joelho
VERDADE: NÃO LUTE CONTRA SEU FÍSICO
É preciso dobrar os joelhos antes de executar o swing, mas, na maioria das vezes, você será transportado pelo ar enquanto acelera a raquete, especialmente quando usa um apoio aberto. Isso é o que acontece quando se empurra o solo. Quando os jogadores ouvem: "Fique abaixado", eles geralmente tentam permanecer baixo durante o golpe, mesmo quando o momentum os empurra para cima. Sim, você pode começar baixo e permanecer no golpe. Contudo, se ficar abaixado muito tempo, estará tirando suas pernas do golpe. Não se pode ficar abaixado e ter um bom swing.

MITO 4: Olhe a bola
VERDADE: QUEM NÃO OLHA?
Quando um tenista bate torto na bola ou mesmo fura a jogada, é da natureza do instrutor dizer à pessoa para "olhar para a bola". A não ser que o jogador esteja com cabeça virada na direção oposta à bola na hora do golpe, isso é um conselho ruim. Nunca conheci alguém que não olhasse a bola. A razão pela qual um jogador pega mal na bola ou fura é porque ele previu mal o quique, abriu o golpe muito cedo, usou mais força do que deveria, ou porque tem pés preguiçosos. Gritar "Olhe a bola" não vai corrigir esses problemas.

MITO 5: Pare e prepare antes de bater na bola
VERDADE: O MOMENTUM É SEU ALIADO
Não é possível fazer uma parada total toda vez que se bate na bola. Nos últimos 20 anos, as raquetes modernas e as novas cordas colocaram os tenistas de todos os níveis em situações mais difíceis do que nunca. Algumas vezes você precisa bater enquanto estiver correndo. Se parar rapidamente para se preparar, seu corpo vai continuar adiante com a inércia enquanto suas pernas travarão, deixando-o sem equilíbrio.

MITO 6: Vá para o plano B 
VERDADE: O PLANO A GERALMENTE É O MELHOR
Digamos que você perdeu o primeiro set por 7/6 ou 7/5. Por que jogar seu plano de jogo pela janela? Você poderia ter vencido aquele set. O que está fazendo está dando certo; você só precisa lapidar melhor algumas coisas e trabalhar um pouquinho melhor. Mesmo que você seja massacrado por 6/0, isso também não é necessariamente uma razão para promover mudanças radicais na estratégia. Talvez seu adversário seja melhor do que você, então é melhor ficar com o que você faz de melhor e ver se pode ganhar um game no começo do segundo set. Na verdade, há muita pressão em um oponente que vence o primeiro set de zero. Vencer um game logo pode mudar o curso da partida

MITO 7: Voleio é um golpe de definição
VERDADE: DOIS VOLEIOS SÃO MELHORES DO QUE UM
Mesmo que você venha à rede eventualmente para matar o ponto, primeiramente precisa aprender a ter controle e saber onde jogar antes de usar a força. Jogadores de clube raramente desenvolvem a calma necessária para apenas colocar um voleio em quadra, principalmente porque fizeram muitos drills que enfatizavam golpear a bola para obter um winner. É uma boa sensação a de socar a bola ou achar um ângulo muito fechado na rede, mas é mais importante aprender voleios efetivos e de média velocidade que possam angariar golpes mais fáceis em sequência. Você deve trabalhar na colocação, profundidade e ângulos mais do que na potência.

MITO 8: Vá para a rede contra um "baloeiro" 
VERDADE: FIQUE ATRÁS
Não jogue na rede porque acredita que seja o caminho para neutralizar um tenista de contraataque. Há outras maneiras de vencer alguém consistente no fundo de quadra. A melhor maneira? Ser mais consistente. Contra baloeiros, é preciso paciência. Perceba o tempo certo para ser agressivo ao invés de atacar a rede o tempo todo. Isso o levará a erros. Um baloeiro quer que você jogue mais agressivamente do que o normal e entre em pânico. O que ele não quer é um adversário comprometido em ficar na quadra o dia todo, assim como ele.

MITO 9: Nas duplas, proteja o corredor
VERDADE: CUBRA O MEIO
Vi muitos tenistas protegerem o corredor nas duplas e a bola não ir para o corredor uma única vez durante o jogo todo. Ao invés disso, você e seu parceiro devem proteger o meio da quadra. Seus adversários estão mais aptos a explorar o buraco que há entre vocês e não bater nas paralelas, pois é um golpe difícil que passa por cima da parte mais alta da rede. Se seus oponentes começarem a passar você no corredor, não se irrite. Não são muitas pessoas que conseguem bater ali com consistência. Preocupe-se com o meio e terá melhores resultados.

MITO 10: Nas duplas coloque o primeiro saque
VERDADE: QUEIRA SEMPRE MAIS
Vejo muitas pessoas dando dois saques fracos nas duplas, pois alguém disse para eles que a porcentagem de primeiro serviço é essencial. E eles têm medo de colocar seus parceiros em risco com um segundo serviço. No nível amador, poucos jogadores costumam avançar nas bolas para definir o ponto, ou sacar e volear. Há poucos pontos de graça, mesmo que você acerte um segundo saque fraco. Então, é melhor ir para uma "bomba" no primeiro saque e tentar ganhar alguns pontos mais facilmente. Por que colocar os primeiros serviços na quadra se você vai ficar atrás e jogar ping-pong?

Rick Macci

Publicado em 29 de Fevereiro de 2016 às 18:50


Notícias