História

Orlandinho e Zormann vencem nas duplas juvenis e quebram escrita de 48 anos para o Brasil em Wimbledon

Brasileiros conquistam título inédito para o país, o primeiro de nível júnior na grama londrina, e repetem último caneco de Maria Esther Bueno em Londres no ano de 1966


Londres (Reino Unido) - Foram 48 anos de uma longa espera. Depois que a brilhante Maria Esther Bueno conquistou o pentacampeonato de Wimbledon nas duplas (e a oitava taça na grama sagrada de Londres, se contados os três troféus em simples) em 1966 ao lado da norte-americana Nancy Richey, o Brasil passou em branco em Wimbledon, maior palco do tênis mundial. Mas no último domingo, os jovens Orlando Luz e Marcelo Zormann colocaram um ponto final nesse incômodo tabu e construíram um novo capítulo na história do tênis brasileiro ao conquistarem o título de duplas juvenis no All England Club.

Zormann e Orlandinho quebraram tabu de 48 anos para o Brasil em Wimbledon com troféu nas duplas juvenis

Cabeças de chave 3 em Wimbledon, Luz e Zormann se sagraram campeões de Wimbledon ao baterem a parceria formada pelo norte-americano Stefan Kozlov e o russo Andrey Rublev, principais favoritos, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 8/6, em 2h03m. Na história dos torneios de Grand Slam, o Brasil tem um total de 27 títulos - 19 com Maria Esther Bueno, quatro com Gustavo Kuerten, um com Bruno Soares, um com Thomaz Koch, um com Tiago Fernandes, e agora o conquistado por Orlandinho e Zormann.

HISTÓRICO

A última vez que o Brasil conquistou um título de Grand Slam juvenil havia sido com o alagoano Tiago Fernandes no Australian Open de 2010. Nas duplas, o último a conquistar um dos quatro maiores torneios do calendário foi Gustavo Kuerten, o Guga, em Roland Garros de 1994 junto com o equatoriano Nicolas Lapentti.

Zormann joga seu último ano na categoria juvenil e se aproxima do top 10 do ranking ITF

Em toda a história de Wimbledon, apenas três brasileiros disputaram finais juvenis em simples ou duplas. Ivo Ribeiro foi vice-campeão de simples em 1957 ao perder para o britânico Jim Tattershal e Ronald Barnes também ficou com o vice em simples de 1959, quando perdeu para o soviético Toomas Lejus. Em 1994, Ricardo Schlachter foi vice-campeão de duplas com o eslovaco Vladimir Platenik ao perder a decisão para os australianos Ben Ellwood e Mark Philippoussis.

No ano passado, os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo chegaram bem próximos da glória em Wimbledon, mas no profissional. Nas duplas, Melo e o croata Ivan Dodig perderam a final para os irmãos Bob e Mike Bryan, enquanto que Soares teve match-point na final de duplas mistas ao lado da americana Lisa Raymond antes de cair frente ao canadense Daniel Nestor e a francesa Kristina Mladenovic.

PARABÉNS

Último campeão em duplas num torneio Grand Slam juvenil antes de 2014, Guga tratou de parabenizar as jovens promessas do Brasil nas redes sociais: 

Orlandinho faz uma excelente temporada nos 18 anos, com títulos do Banana Bowl, Copa Gerdau e, agora, Wimbledon

Em seus perfis de redes sociais, o tricampeão de Roland Garros lembrou do período em que o país não conquistou títulos em Londres: "Brasil é campeão em Wimbledon! Orlandinho Luz e Marcelo Zormann ganharam o título de duplas no juvenil! Garotada mandou benzaçooooo, desde 1966 Brasil não levava o caneco de campeão na grama sagrada de Londres!!!! #cosalindaaaaaa #parabéns", escreveu o tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo.

PERFIS

Aos 16 anos, Orlandinho é um dos maiores destaques do tênis brasileiro juvenil nesta temporada. Em março, conquistou o Banana Bowl (o primeiro para o Brasil desde 1981) e também a Copa Gerdau, os dois torneios mais importantes do país no cenário júnior. No seu primeiro ano na categoria principal da ITF, o gaúcho de Carazinho havia chegado às semifinais de simples e duplas em Roland Garros, mas fazendo parceria com o mineiro João Menezes, outra revelação brasileira na categoria. Com todos esses resultados, Luz é atualmente o terceiro melhor juvenil do mundo, atrás apenas exatamente de Rublev e Kozlov, os rivais na final em Wimbledon. No ranking ATP, Luz ocupa atualmente a posição de 998 do mundo.

Por sua vez, Zormann, natural de Lins (interior de São Paulo), tem 18 anos e joga seu último ano na categoria principal da ITF. Atualmente ocupa a posição de número 13 do ranking e, antes do troféu em Londres, foi quadrifinalista em Roland Garros na chave individual e semifinalista no Banana Bowl e na Copa Gerdau, em ambas as oportunidades derrotado por Orlandinho. Além disso, o paulista também venceu o Campeonato Sul-Americano Individual Juvenil na Bolívia e foi vice-campeão de um Future (torneio profissional com premiação de US$10.000) em Mont-De-Marsan, na França. No ranking da ATP, Zormann já figura como 705o do mundo.

Da redação

Publicado em 7 de Julho de 2014 às 11:01


Notícias Orlando Luz Marcelo Zormann Wimbledon título Maria Esther Bueno história troféu juvenil tabu