Instrução Infanto-Juvenil

O técnico certo

Dicas para escolher o treinador mais adequado para o seu filho


O mais importante em um programa de tênis para uma criança pequena deve ser a diversão. Depois, quando ela se apegar ao esporte, será preciso pensar nos fundamentos

UMA DAS MISSÕES MAIS DIFÍCEIS para os pais dos jovens tenistas é a de encontrar o treinador ideal para os seus filhos. Não há falta de bons treinadores, mas nem todo bom treinador é o certo para aquela criança, pois isso depende de experiência, habilidade e temperamento. E a menos que você conheça realmente bem um treinador ou tenha pesquisado muito sobre ele, pode ser difícil escolher a pessoa certa para auxiliar seu filho a avançar no tênis, e mais importante ainda, na felicidade de jogar.

Um mandamento que pode ajudar o desenvolvimento tenístico de seu filho é considerá-lo em fases. Se você estiver colocando uma criança pequena em um programa de tênis, o mais importante nesse programa deve ser a diversão. Uma porção de detalhes meticulosos sobre as técnicas não serão necessários nessa idade. Instruções verbais em excesso também não vão ajudar. O tênis é difícil para quem está começando, então você deve preferir um instrutor bem disposto, capaz de inventar jogos divertidos e fazer com que seu filho se apegue ao esporte.

Diversão e seriedade na medida certa

Se seu filho se prender mesmo ao tênis e quiser avançar, você vai precisar se certificar de que ele terá um instrutor realmente capaz de ensinar com excelência os fundamentos. Talvez possa até ser o mesmo instrutor que já estava com seu filho, ou então outra pessoa. Ou você pode optar por ambos: manter seu filho nas divertidas aulas em grupo e complementá-las com um instrutor capacitado para passar uma técnica sólida, de boa qualidade.

Então, como se encontra um treinador com a experiência e conhecimentos corretos, principalmente se você mesmo não conhece muito sobre tênis? Na verdade, não é muito diferente de encontrar um empreiteiro de primeira linha ou um grande cirurgião. Pergunte à sua volta. Verifique as referências. Fale com os pais das crianças que estão há alguns anos com o mesmo instrutor e escute as opiniões deles. Veja se as crianças, que já são treinadas por uma pessoa, permanecem lá e se estão evoluindo bem.

Trabalho de técnico para pupilo

Quando criança, tive a sorte de ter Robert Lansdorp como técnico. Ele tem a fama de ser difícil e eu não nego isso – ele é durão, rude e gritão. Mas respondi bem à sua severidade, pois era muito focada. É importante lembrar, no entanto, que ser duro e ser negativo não são a mesma coisa. Quando Robert me levava até meu limite, em nenhum momento senti que ele estava sendo mau comigo. Podia perceber que ele acreditava em mim e queria trazer o melhor de mim à tona. Ele sabia que havia ainda mais capacidade em mim e, por isso, exigia muito mais do meu potencial.

Há muito mais para se considerar ao avaliar um treinador. Primeiro, observe as aulas para ver em primeira mão se ele e seus alunos estão engajados e trabalham bem juntos. É bom também ter um treinador que varia a rotina nos treinos, melhor do que um que repete sempre as mesmas lições e exercícios. Isso deixará as aulas mais convidativas e colocará novos elementos no jogo de seu filho.

A prioridade é do comandado

Preste atenção no interesse que o treinador demonstra pelo seu filho. Se ele manda uma mensagem de texto perguntando como foi uma competição ou mostra para você regularmente como estão os progressos de seu filho, esses são bons sinais. Aliás, essa é uma boa pergunta para um possível treinador: qual a sua filosofia a respeito de lesões e descanso? Contusões e cansaço são coisas importantes para se monitorar nas crianças. Elas não são máquinas.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que sucesso é relativo, então escolha um treinador que se baseia nas metas de seu filho. Se tudo o que seu filho quer é entrar na equipe do colégio e jogar duas vezes por semana, então um treinador como Robert Lansdorp não será adequado para ele. Conheça os desejos de seu filho, e assim você saberá qual o treinador mais adequado para ele.

From Tennis Magazine. Copyright 2013 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Por Tracy Austin

Publicado em 22 de Setembro de 2013 às 00:00


Juvenil/Capacitação jovens tenistas treinador técnicas

Artigo publicado nesta revista