Ready?Play!

O sofrimento da volta às quadras

Editorial - Edição 124


BASTAM ALGUMAS SEMANAS SEM TOCAR NA RAQUETE para você passar por isso. Aqueles dias de descanso, de férias, cobram o seu preço tão logo você pisa na quadra. Você já sente isso no bate-bola. O movimento não sai naturalmente. Você bate uma bola com o cotovelo na barriga e outra esticado. Encontrar a distância é um desafio. Os pés parecem que não se mexem mais como antes. As madeiradas começam. É desesperador. É angustiante. Você volta ao estágio de iniciante. Ainda assim, persiste. Decide começar um jogo. Está na hora de sacar. Cada lançamento de bola vai em uma direção. Duplas-faltas pipocam. O cara que está do outro lado da quadra não é muito melhor do que você, mas basta ele colocar a bola na quadra para que seus erros façam com que a partida se torne uma barbada. Você não se conforma, acha que desaprendeu tudo. Às vezes, desconta a frustração na raquete, na bola e até em si mesmo, chamando-se dos piores nomes que conhece. No fim, tem a certeza de que não nasceu para este esporte.

Calma. Esse cenário é mais normal do que parece. Jogar tênis não é como andar de bicicleta. Você não vai pegar a raquete no primeiro dia e sair destruindo os adversários depois de ter ficado quase um mês sem treinar ou jogar. Quanto mais tempo você passa longe da quadra, mais demora para retomar a mecânica e a confiança nos golpes, pois, diferentemente de andar de bicicleta, não basta apenas uma técnica perfeita para ter sucesso no tênis. É necessário aprumar a técnica e a cabeça ao mesmo tempo.

Ainda assim, depois de um longo período longe das quadras, a primeira coisa que devemos fazer é dar um tempo para que o corpo reaprenda os movimentos do esporte. Sendo assim, a Revista TÊNIS trouxe dicas fundamentais para você que está voltando às quadras e não quer fazer feio. Com os exercícios aqui apresentados, você será capaz de ajustar sua técnica rapidamente e voltar ao nível em que tinha parado.

Mas, se você não estava parado, talvez queira aprender alguns golpes diferentes como os do alemão Tommy Haas, principal atração do Brasil Open. Mostramos como ele executa seu slice desconcertante e um grand willie magistral. E para quem está ansioso para que fevereiro chegue e com ele seus três grandes torneios, elencamos boas opções de lazer no Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo, as cidades que vão receber alguns dos maiores tenistas do mundo em eventos imperdíveis para os fãs. No ano da Copa, o Brasil também será o país do tênis.

Bom jogo
Arnaldo Grizzo e Christian Burgos

Da redação

Publicado em 1 de Fevereiro de 2014 às 00:00


Editorial volta às quadras dicas fundamentais Tommy Haas Brasil Open

Artigo publicado nesta revista

Descalibrou?

Revista TÊNIS 124 · Fevereiro/2014 · Descalibrou?

Dicas para pegar o tempo de bola e voltar à forma