O saque quique de Djokovic

O sérvio possui um dos melhores quiques do circuito. Veja como ele faz


Fotos: Ron C. Angle/TPL
É preciso ter um timing impecável para deixar o braço do golpe atrasado em relação ao do lançamento, como Djokovic faz aqui. Será melhor se você mantiver seus dois braços mais juntos e sincronizados

1. Para vários amadores, o lançamento da bolinha é o maior desafio em um saque quique. Ele deve ser feito para a sua esquerda (se você for destro, como Djokovic) e um pouco mais para trás do que em um saque chapado, assim você pode escovar a bola para cima para dar o efeito topspin. Djokovic extende ao máximo seu braço no toss, mantém seus olhos na bola e relaxa seus joelhos. Também gosto da empunhadura dele, com uma pequena inclinação para a esquerda do Continental, ficando mais fácil de colocar spin. Outra observação: o braço direito de Djokovic fica um pouco atrasado em relação ao seu braço esquerdo. não recomendaria essa técnica para iniciantes. Jogadores de clube terão mais sucesso se trouxerem seus braços juntos.

Fotos: Ron C. Angle/TPL 2. É fácil notar porque Djokovic gera tanto spin e velocidade no saque quique: ele é quase elástico na preparação. Ele se torce tanto que suas costas ficam parcialmente de frente para a rede. Tanto a raquete de Djokovic como seu braço direito apontam para cima, mas note o ângulo de seus ombros, que se inclina para baixo. Seu braço direito está mais baixo que o esquerdo, deixando espaço para ele se estender em direção à bola e girar completamente, aumentando a velocidade da raquete ao longo do percurso. O joelho de Djokovic estão mais dobrados e seu pé não está mais plantado na quadra.

 

Fotos: Ron C. Angle/TPL
3. Aqui, Djokovic começa a acelerar em direção à bola. Ele deixa a cabeça da raquete cair, estica os joelhos e começa a se desvirar. Tenistas amadores podem aprender muito sobre equilíbrio e timing com esta foto. Enquanto Djokovic faz uma alavanca com os pés, seus ombros começam a se abrir, mas não tão rapidamente - ele não cai na quadra. Note que o seu braço esquerdo desce, caso contrário, isso não deixaria que ele girasse seus ombros.

#Q#

Fotos: Ron C. Angle/TPL
4. Assim como todos os bons sacadores, Djokovic deixa a raquete cair até o ponto em que o centro da raquete aponta para o chão. Seu cotovelo direito aponta para cima com a bola ligeiramente à sua frente e à esquerda de seu ombro direito. Seus pés estão fora do chão e sua energia está direcionada para cima e para frente, o que vai fazer com que ele escove a bola para cima e coloque-a na quadra com o topspin.

 

Fotos: Ron C. Angle/TPL 5. Quando você acerta um saque quique, sua raquete precisa escovar a bola para frente e para cima (pensando na bola como um relógio, seria bater nela começando pelas 8h e ir em direção às 2h. Para os canhotos, das 4h para as 10h). Esta foto mostra Djokovic logo após o contato e você pode acompanhar o traçado do arco de seu movimento. Seu ombro e braço direitos, que começaram baixos na segunda imagem, estão completamente estendidos e seus ombros giraram quase 180o.

 

Fotos: Ron C. Angle/TPL
6. O movimento de Djokovic leva-o bem para dentro da quadra. A perna de trás se estende para ter equilíbrio, enquanto seu peito está paralelo ao chão. A coisa mais importante para aprender nessa sequência é que conseguir um saque quique não requer somente escovar a bola para cima. Você também deve golpeá-la bem. Isso é o que faz o saque quique de Djokovic ser um dos melhores do circuito.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Paul Annacone

Publicado em 24 de Junho de 2009 às 11:56


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista