Golpe

O saque mirabolante de Tsonga

O serviço que dá início ao jogo acrobático do francês


1 - Antes de lançar a bola, Tsonga mantém seu peso no pé da frente, que começa em um ângulo de 45º da linha de base. Ele sabe que a tensão é inimiga de um bom saque, portanto, suas mãos e ombros estão relaxados.

2 - Tsonga muda o peso para o pé de trás e começa o movimento do lançamento. Ele segura a bola com seus dedos, não na palma da mão, e sua mão permanece sem tensão. Ele mantém reto o cotovelo do braço que faz o lançamento. Esses são componentes essenciais para um toss consistente.



3 -
Assim que as mãos vão se separando, o braço do lançamento está na frente do da raquete. Essa técnica é uma melhoria no tradicional método "ambos para baixo e ambos para cima", pois ele mantém o ombro do golpe relaxado e ajuda a prevenir "travadas" no swing. Como resultado, você consegue mais velocidade na cabeça da raquete.

4 - Tsonga desloca o peso para o pé da frente e dobra os joelhos profundamente. Ele solta a bola, mas seu braço de lançamento continua indo para cima, assegurando um toss correto e uma torção mais forte da parte de cima do corpo. A face da raquete aponta para o chão, o que relaxa os músculos do ombro.

 

5 - Nesse ponto, Tsonga está pronto para se estender. Ele desliza o pé direito para a frente, para ajudá-lo a ir para a bola. Note os quase 90o em que se dobram os joelhos. Jogadores top geralmente dobram bastante o joelho no saque, mas é complicado pedir isso para tenistas amadores. Tsonga estende o braço do lançamento e mantém a face da raquete apontando para o chão.

6 - Tsonga sobe em direção à bola com suas pernas e começa um movimento para a frente. Suas pernas se estendem completamente e seu quadril abre, acompanhado pelo tronco. Ele deixa a cabeça da raquete cair para trás e a mantém a uma boa distância do corpo. Esqueça a antiga máxima: "coce suas costas". Ela não é tão e ciente e pode causar lesões. Tsonga se concentra na bola e mantém sua cabeça reta.

 

7 - No contato, ele está no ar e seu quadril e ombros estão em direção ao alvo. Tenistas amadores, tomem nota: ele não salta. Sua elevação é resultado do movimento das pernas e um movimento bem ritmado. O braço esquerdo ca debaixo das costelas e impede o tronco de rotacionar antes do contato com a bola. Ele golpeia em um ponto um pouco abaixo do pico de altura da bola.



 

 

8 - Tsonga aterrissa no pé esquerdo e seu pé direito é lançado para trás para contrabalancear o movimento forçado para a frente. Ele mantém a cabeça reta e de olho na bola. Ele estará pronto para qualquer tipo de devolução.

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Entenda o golpe de outros campeões...

+ Bloqueio de devolução de Roger Federer

+ Slice de forehand de Clijsters

+ O forehand deslizante de Cilic

+ O swing volley de Venus

+ Direitas poderosas de Robredo e Almagro

Asad Raza

Publicado em 28 de Setembro de 2010 às 06:28


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista

Nadal completo - US Open 2010

Revista TÊNIS 84 · Outubro/2010 · Nadal completo - US Open 2010