O que rola fora das quadras


POR UM BOM MOTIVO
Uma das tenistas mais bonitas do circuito, a eslovaca Daniela Hantuchova vai estampar um calendário do ano de 2012, mas não por vaidade. A tenista espera angariar fundos para destinar às instituições de caridade no Camboja que ajudam crianças infectadas com o vírus HIV. O ensaio para as fotos, realizado em Monte Carlo, não foi o primeiro de Hantuchova para esse propósito. Em 2010, ela contribuiu para a arrecadação de fundos para o hospital húngaro Casa do Sorriso.

PROMOTER DO TÊNIS
Mesmo desbancada por Kvitova como a melhor atleta do ano, Caroline Wozniacki não passou o final de temporada em branco. A dinamarquesa foi nomeada pela WTA como a vencedora do Diamond Aces, honraria direcionada àquela que, fora das quadras, mais promoveu o tênis, seja com os fãs, com a imprensa ou com as comunidades locais. Além da loira, tenistas como a espanhola Arantxa Sanchez-Vicario, a argentina Gabriela Sabatini, a suíça Martina Hingis, a sérvia Ana Ivanovic e a australiana Samantha Stosur já foram condecoradas.

QUERIDINHO DOS FÃS
O final da temporada de 2011 foi bom para Federer. Além dos títulos que venceu, o suíço também foi homenageado pelos fãs e recebeu dois prêmios esportivos promovidos pela ATP: o Prêmio Stefan Edberg de Esportividade (vencido por Nadal em 2010) e o Popularidade, pela nona vez consecutiva. Já quem recebeu o Prêmio Humanitário Arthur Ashe foi Nadal devido ao trabalho de sua fundação.

INCRÍVEL
Concluído o melhor ano da carreira, com 10 títulos e a primeira posição do ranking, Djokovic anotou a quinta melhor temporada da história do tênis. O sérvio venceu 70 dos 76 jogos que realizou no ano e se firmou com uma margem de êxito de 92,10%. Na frente dele estão Federer, com 94,85% de aproveitamento (na temporada de 2006), Federer outra vez, com 95,29% em 2005, Jimmy Connors, em 74, com 95,88%, e, em primeiro lugar, John McEnroe, que em 1984 venceu 82 vezes e só perdeu três, tendo 96,47% de aproveitamento.

DE VOLTA ÀS ORIGENS
Alex Bogomolov vai trocar os Estados Unidos pela Rússia, seu país natal, em 2012. Nascido em Moscou, o tenista sempre jogou pelos Estados Unidos, mas agora quer defender seu país na Copa Davis, onde tem mais chances de ser titular. Como os tramites da mudança começaram em outubro e o regulamento da ITF pede três meses de antecedência para a mudança, Bogomolov poderá defender a Rússia já na primeira rodada da Davis de 2012.

MAMÃE?
Mais uma vez rodam boatos de que Anna Kournikova pode estar grávida de Enrique Iglesias, com quem namora desde 2004. Conhecida pelo corpo esbelto, a ex-tenista foi fotografada num passeio de iate com uma barriguinha saliente e, para aumentar ainda mais as desconfianças, o namorado foi flagrado beijando a barriga de Kournikova. Há pouco tempo, ela abandonou o reality show The Biggest Loser, em que os participantes tentam perder peso, sem explicar as razões.

NOITE DOS ASTROS
Antes do início das disputas do ATP World Tour Finals, os oito melhores tenistas do ano participaram da Noite dos Astros, um evento que, entre outras atividades, fez um leilão ao vivo, cuja renda foi toda destinada ao novo Centro de Coração e Pulmão do Great Ormond Street Hospital. Entre os itens leiloados estavam uma raquete autografada por Djokovic e outra por Murray, quatro ingressos para a nal de Wimbledon 2012 e uma garrafa de Moët & Chandon Methuselah, coberta com folha de ouro.

QUEM DÁ MAIS?
Os fãs de tênis do mundo inteiro puderam participar de um leilão promovido pela ATP batizado de "Player Locker Auction", que ofertava vários itens do armário dos tenistas. Os objetos iam desde uniformes esportivos até pôsteres, biografias e caixas de chocolate suíço. Os lances foram dados através do eBay e metade do dinheiro arrecadado (mais de £ 36.000) foi destinado à "Save the Children", entidade beneficente apoiada pela ATP. A outra metade foi enviada para instituições escolhidas pelos tenistas.

PINTA DE ARTISTA
Djokovic não se contenta em ser um ótimo jogador e quer extrapolar os limites da quadra e se aventurar como ator. Isso porque o sérvio deve fazer uma participação especial no filme "Os Mercenários 2", contracenando ao lado de fortões como Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Bruce Willis, Jean-Claude van Damme e Chuck Norris. Como ainda está em fase de gravação, o filme só deve chegar no Brasil no final de 2012.

UNICEF GANHA MAIS UM
Atual número três do mundo nas duplas, Max Mirnyi foi nomeado embaixador da Unicef em Belarus, como reconhecimento a seu trabalho com crianças do mundo inteiro. Ele apóia a entidade desde 2004. "Sou pai de três crianças e tenho sensibilidade para as necessidades delas, especialmente em Belarus. Como embaixador, vou dar o máximo para fazer a vida das crianças tão feliz quanto possível".

PERDENDO AS ESTRIBEIRAS
O campeão de Roland Garros em 1983, Yannick Noah acusou os tenistas espanhóis de se doparem. Noah disse que é impossível um país dominar o esporte de um dia para o outro, e que os jogadores devem tomar uma "poção mágica" para serem tão bons. "A melhor atitude a adotar é aceitar o doping. Então, todos terão a poção mágica", afirmou. Após as declarações, tanto as federações francesa e espanhola quanto os jogadores dos dois países reprovaram a atitude e chegaram a questionar a sanidade do ex-tenista.

MELHOR DO ANO
É, Wozniacki, o mar não está para peixe. Depois de uma temporada mediana, a número um do mundo perdeu mais uma: foi desbancada por Petra Kvitova como a Melhor Atleta do Ano pela WTA. A temporada da tcheca contou com seis títulos (incluindo um Grand Slam) e a vitória na Fed Cup. Além de melhor do ano, Kvitova também venceu na categoria "Jogadora com Maior Ascensão" e foi homenageada com o prêmio "Esportista Karen Krantzcke", que reconhece o profissionalismo, a atitude e o senso de fair play da atleta.

FENÔMENOS
Fã de futebol e torcedora assumida do Liverpool, Caroline Wozniacki se emocionou ao encontrar, durante a disputa do Grande Prêmio de Fórmula 1 em Abu Dhabi, Ronaldo Fenômeno. A dinamarquesa, que estava acompanhada do namorado, foi correndo tirar uma foto com o brasileiro e postou no Twitter: "Estou muito emocionada. Acabei de encontrar o Ronaldo na F-1 de Abu Dhabi! Você sabe que é importante quando é conhecido por um só nome".

800
Apesar de o ano de 2011 não ter sido um dos melhores para Roger Federer, uma coisa ele trouxe de bom. Ao alcançar as semfinais do Masters 1000 de Paris, o suíço quebrou um novo recorde e se tornou o 7° jogador da história a alcançar a marca das 800 vitórias na carreira. Na frente de um dos melhores jogadores de todos os tempos estão outras lendas: Edberg, Agassi, McEnroe, Vilas, Lendl e Jimmy Connors, que lidera o ranking com 1.217 vitórias.

ASTRO
Antes de entrar na disputa para o ATP Finals, Djokovic participou do programa italiano The Greatest Show After The Weekend. Vestindo terno e tênis, Djokovic e o apresentador Rosario Fiorello fizeram uma "exibição" de tênis com frigideiras no lugar de raquetes. Fluente em italiano, Djoko apresentou a namorada Jelena Ristic à plateia e citou sua paixão pelo Milan, seu time de futebol preferido.

Da redação

Publicado em 12 de Dezembro de 2011 às 12:53


Notícias

Artigo publicado nesta revista