O que rola fora das quadras

Passados 20 anos / Formou-se / Suspensos / Grave / Entrevista no meio do jogo? / Autoajuda / Menino de sorte / Mononucleose / De cueca / Susto / Hóquei / Blake preso? / Até a Oprah /501 raquetes


Passados 20 anos

A Nike resolveu recriar um comercial de TV que fez sucesso em 1995. Nele, Pete Sampras e Andre Agassi saiam de um táxi em uma movimentada rua de Nova York, paravam o trânsito, montavam uma rede e começavam a jogar no meio do asfalto. Vinte anos depois, a marca esportiva decidiu acrescentar alguns personagens a esse “duelo”, como Rafael Nadal, Roger Federer, Serena Williams, Maria Sharapova, Nick Kyrgios, Madison Keys, Eugenie Bouchard, Grigor Dimitrov e John McEnroe.

Formou-se

Poucos dias antes de começar o US Open, Venus Williams recebeu o diploma de Administração pela Universidade de Indiana. Ela começou a cursar a faculdade, em seu programa de ensino on-line, em 2011. “Senti que precisava das ferramentas para ser uma líder melhor, uma melhor gerente, melhor em todas as coisas que queria fazer nos meus negócios, pois sou muito impulsiva”, afirmou a tenista.

    

Suspensos

Dois tenistas poloneses foram suspensos e multados pela ITF por problemas envolvendo a política de corrupção no esporte. Piotr Gadomski (24 anos) e Arkadiusz Kocyla (21 anos) foram considerados culpados em casos de combinações de resultados de partidas. O primeiro foi suspenso por sete anos e multado em US$ 15 mil. O segundo, por cinco anos e também US$ 15 mil. Ambos disputam torneios Future.

 

Grave

Ao que parece, os jovens prodígios do tênis australiano, como Bernard Tomic e Nick Kyrgios, não são muito afeitos aos bons modos dentro de fora das quadras. Durante o Masters 1000 de Montreal, quem aprontou, e feio, foi Kyrgios. Na partida contra Stan Wawrinka, o garoto soltou a pérola: “Meu amigo dormiu com a sua namorada”. Referindo-se a Thanasi Kokkinakis, que teria saído com a atual namorada do suíço, Donna Vekic. O incidente causou furor e fez com que a ATP aplicasse sanções a Kyrgios. Além disso, ele foi alvo de críticas de diversos colegas. Tempos depois, o jovem se mostrou arrependido pelo ato: “Aprendi minha lição”. Tomara.

     

Entrevista no meio do jogo?

No primeiro dia de jogos no US Open, muitas pessoas, inclusive tenistas, ficaram pasmas quando Pam Shriver entrou em quadra ao final do primeiro set entre Coco Vandeweghe e Sloane Stephens para uma entrevista com Coco. Foi a primeira vez que um atleta concedeu entrevista durante uma partida, tudo com anuência dos organizadores. Pela “regra”, os jogadores são questionados antes da partida se gostariam de ser abordados no intervalo dos sets e, mesmo que aceitem previamente, ainda podem negar segundos antes, caso não se sintam mais à vontade. Apesar de ter achado a ideia interessante, Djokovic, por exemplo, afirmou que não aceitaria fazer. Aliás, até o fim do torneio, não houve mais nenhum caso.

Autoajuda

Desde que surgiu no circuito, Donald Young foi apontado como uma das promessas do tênis norte-americano. No entanto, sua carreira patinou durante muito tempo, com altos e baixos, sem nunca ter conquistado um título de ATP. Durante o US Open deste ano, porém, ele surpreendeu ao virar jogos depois de estar perdendo por dois sets a zero e alcançar as oitavas. Um dos segredos da força mental, segundo ele, foram os livros de autoajuda que andou lendo. “Amo livros de autoajuda. Passo muito tempo lendo”, disse.

    

Menino de sorte

Tão logo venceu o Masters 1000 de Montreal, Andy Murray dedicou sua vitória sobre Novak Djokovic ao filho recém-nascido de sua treinadora, Amelie Mauresmo. Durante a cerimônia de premiação, o escocês revelou que havia recebido a informação de que o bebê tinha nascido pouco antes de entrar em quadra. “Apenas vi uma foto dela com o bebê esta manhã, não sei de muito mais detalhes”, afirmou. Dias depois, Mauresmo postou nas redes sociais o nome do garoto: Aaron.

      

Mononucleose

Durante a temporada de quadras rápidas na América do Norte, Petra Kvitova revelou que foi diagnosticada com mononucleose. Segundo a tcheca, ela teve uma dor de garganta durante Wimbledon que se mostrou difícil de curar. Após testes, descobriu-se a doença, que prejudica a resposta imunológica do corpo. “Pelo menos agora sei por que tenho me sentido tão cansada”, afirmou. A doença já afetou outros tenistas antes, como Roger Federer, Mario Ancic e Robin Soderling, por exemplo.

De cueca

Na preparação para o US Open, Rafael Nadal causou frisson entre as fãs. O espanhol, que assinou contrato com a marca Tommy Hilfiger para divulgar a linha de roupas íntimas, protagonizou um comercial extremamente ousado em que vai se despindo até aparecer só de cueca e, por fim, tira a peça.

    

Susto

No quarto dia de disputas do US Open, a plateia presente no estádio Louis Armstrong durante a partida entre Flavia Pennetta e Monica Niculescu tomou um belo susto quando um drone sobrevoou a quadra e acabou caindo nas arquibancadas. O objeto não feriu ninguém, mas interrompeu a partida e causou espanto nas jogadoras, especialmente Pennetta: “Foi assustador”. Pouco depois, a polícia prendeu o responsável pelo drone, Daniel Verley.

Hóquei

Antes de começar o Premier de Toronto, estrelas da WTA foram convidadas para participar do Sportsnet Ball Hockey Challenge, um desafio contra jogadoras da liga de hóquei. Lucie Safarova, Timea Bacsinszky, Petra Kvitova e Jelena Jankovic participaram do jogo-exibição na quadra central do torneio.

Blake preso?

O ex-tenista James Blake foi surpreendido quando saia do hotel em que estava hospedado em Nova York rumo ao torneio do US Open. Na porta do hotel, Blake foi derrubado ao chão e algemado por um policial a paisana. Foram necessários 15 minutos para que fosse corretamente identificado e os policiais percebessem que ele não era o alvo de uma operação contra uma rede de fraudadores de cartões de crédito. Blake, que ficou machucado no episódio, afirmou que o policial agiu com excesso de força, o que pode ter sido motivado por sua raça. O caso está sendo investigado.

Até a Oprah

Todo ano, o US Open reúne uma multidão de famosos que, muitas vezes, dividem a atenção do público com os jogos que estão ocorrendo. Em 2015, não foi diferente. Celebridades como Tiger Woods, Justin Timberlake, Bradley Cooper, Alec Baldwin e até a apresentadora Oprah Winfrey prestigiaram as partidas, especialmente as rodadas noturnas.

     

501 raquetes

Segundo os encordoadores do US Open, o primeiro dia de torneio deste ano estabeleceu um novo recorde de raquetes encordoadas pelos 16 profissionais que ficam à disposição dos tenistas durante o evento. Ao todo, eles trocaram os filamentos de 501 raquetes, o que dá uma média de mais de 31 por encordoador durante o dia. Se cada profissional demora cerca de 15 minutos por raquete, isso dá quase oito horas de trabalho ininterruptas. Haja pique.

Da redação

Publicado em 28 de Setembro de 2015 às 00:00


Gente Nike comercial Rafael Nadal Roger Federer Serena Williams Maria Sharapova Venus Williams diploma Piotr Gadomski suspenso

Artigo publicado nesta revista

A inovação de Federer

Revista TÊNIS 144 · Setembro/2015 · A inovação de Federer

“SABR” – o golpe que surpreendeu o mundo - Veja como você pode usar essa tática em seu jogo