O que rola fora das quadras

“Vamos esquecer o melhor Nadal” / Na Casa Branca / Gênio indomável / Quer ser número 1 / Casa nova / Ajuda de compatriotas / Quase pronto / Time! / Algo de podre no reino... / Cuidados com o coração / Fãs brasileiros dobram / Falou... / Mais um casado


“Vamos esquecer o melhor Nadal”

Passando por um momento delicado na carreira, Rafael Nadal anda admitindo em entrevistas que não acredita que possa voltar aos seus melhores momentos. “Vamos esquecer o melhor Nadal. Sou o jogador que você vê e quero aproveitar a minha vida, dia a dia. O melhor Nadal pode voltar ou não. Agora, eu sou quem eu sou. Tem sido um ano complicado. Perdi mais nos últimos seis meses do que nos últimos 10 anos”, afirmou antes de começar o torneio de Hamburgo, onde se sagrou campeão.

 

Na Casa Branca

Durante a disputa do ATP de Washington, Andy Murray aproveitou para conhecer um dos lugares mais famosos dos Estados Unidos, a Casa Branca. Ele e seu treinador, Jonas Bjorkman, fizeram uma visita particular à residência oficial do presidente Barack Obama. “Pedi ao nosso guia para nos mostrar algumas das passagens secretas, mas infelizmente não conseguimos ir além”, brincou o britânico.

   

Gênio indomável

Bernard Tomic parece que não toma jeito mesmo. Em meados de julho, o jovem australiano foi preso em Miami depois de dar uma festinha em seu quarto em um hotel de luxo de Miami Beach. Os vizinhos teriam reclamado do barulho e, por não acatar as ordens de diminuir o volume e ainda desrespeitar funcionários e oficiais de polícia, ele foi detido. Só foi solto depois de pagar US$ 2 mil de fiança. Não é a primeira vez que o garoto se mete nesse tipo de encrenca. E talvez não seja a última...

    

Quer ser número 1

O japonês Kei Nishikori é um prodígio do tênis asiático e tem alcançado marcas até então nunca atingidas por qualquer tenista do Japão. No entanto, o jovem de 25 anos, finalista do US Open de 2014, quer ir além. “Tenho de olhar em frente e, neste momento, sinto-me em posição e com confiança para lutar pelo meu objetivo de ser o melhor jogador do mundo”, afirmou, acrescentando que pretende disputar uma medalha olímpica em Tóquio, em 2020.

    

Casa nova

Boatos na internet deram conta de que o casal Ana Ivanovic e Bastian Schweinsteiger estão prestes a comprar uma casa para morar na Inglaterra. O “modesto” lar estaria avaliado em 3,5 milhões de euros, localizado numa área valorizada conhecida como “Triângulo Dourado” em Cheshire, onde também moram outros jogadores de futebol como Rio Ferdinand, David Beckham, e Cristiano Ronaldo.

     

Ajuda de compatriotas

A alemã Andrea Petkovic estava em busca de treinadores em tempo integral e tenteu ajuda entre seus compatriotas. Primeiramente, ela convidou Steffi Graf, que recusou a proposta. Em seguida, foi até Boris Becker, atual treinador de Novak Djokovic, que aceitou dar conselhos para a tenista. “Não existe ninguém com quem se possa aprender mais do que com Boris. Ele é um campeão de Grand Slam e já meu deu dicas muito importantes, sobretudo a nível mental”, afirmou.

    

Quase pronto

De acordo com informações das empresas que estão construindo o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Centro Olímpico de Tênis, onde serão realizadas as partidas das Olimpíadas de 2016, está bastante adiantado e deve ser entregue no quarto trimestre de 2015. As fundações estão em fase final, assim como a primeira etapa da montagem da estrutura de concreto pré-moldado das arquibancadas da quadra central e as lajes das arquibancadas temporárias das quadras com capacidades para 5 mil e 3 mil lugares.

Time!

O site britânico FiveThirtyEight fez um levantamento dos tenistas que mais demoram para recolocar a bola em jogo entre um ponto e outro, assim como dos torneios com pontos mais demorados. Com dados de 25 anos, eles descobriram que o jogador mais lento na reposição de bola nesse período foi o português Emanuel Couto, seguido pelo chileno Nicolas Massu e pelo espanhol Rafael Nadal. Os mais rápidos são Dustin Brown (foto), Rohan Bopanna e Chris Guccione. O torneio em que os jogadores demoram menos para repor a bola em jogo é Wimbledon e o Brasil aparece na lista com os três torneios “mais demorados”, com o Rio Open liderando, seguido pelo extinto evento de Maceió e, por fim, pelo Brasil Open.

   

Algo de podre no reino...

O francês Benoit Paire não curte mesmo jogar em Wimbledon. Em seis participações, ele nunca passou da terceira rodada. No ano passado, depois de perder na estreia, afirmou odiar o torneio. Neste ano, após perder na segunda rodada, foi ainda mais crítico. “Não me importo de ir embora de Wimbledon. Eu não gosto daqui e todos sabem. A verdade é que não sou o único jogador a pensar isso, mas talvez o único a ter coragem de dizer. Está tudo podre aqui”, afirmou. Que birra!

    

Cuidados com o coração

A fase de Rafael Nadal parece não ser mesmo das melhores neste ano. Para piorar, durante a semifinal do ATP de Hamburgo, o espanhol teve uma taquicardia no começo do segundo set. “Senti um incômodo na zona do peito e nas costas, e estava com muitas dificuldades para respirar. Optei por parar. Felizmente, o tratamento que fizeram teve efeito imediato e consegui continuar para terminar a partida”, avaliou Nadal, que não mais teve dores no peito e venceu o torneio.

     

  

Fãs brasileiros dobram

Segundo uma pesquisa do Ibope Repucom, o número de superfãs de tênis (aqueles que declaram ter “muito interesse” pelo esporte) dobrou no Brasil em menos de um ano. Em outubro de 2014, 14% dos entrevistados declararam ter muito interesse pelo esporte e, em julho deste ano, o número passou para 29%. Desse total, 54% são homens, sendo que 36% têm mais de 40 anos, 47% possuem nível superior e 23% ganham mais que R$ 5.241 por mês. Quando questionados sobre os torneios de tênis, 54% dos fanáticos disseram ter muito interesse em Roland Garros, enquanto 44% mencionaram gostar de Wimbledon.

Falou...

Em uma entrevista recente, o ucraniano Sergiy Stakhovsky resolveu soltar o verbo e acabou causando uma enorme controvérsia. Ele disse que não deixaria sua filha Tasia, nascida no ano passado, seguir carreira no tênis mesmo que ela quisesse, pois metade das jogadoras da WTA são lésbicas. Logo em seguida, os presidentes da ATP e da WTA condenaram as falas do ucraniano.

     

Mais um casado

Depois de Andy Murray, agora foi a vez de Tomas Berdych. Em julho, o tcheco aproveitou a folga para celebrar seu casamento com a modelo Ester Satorova, com quem namora desde 2011. A cerimonia ocorreu em Mônaco, onde o casal mora, e foi discreta, contando com aproximadamente 30 convidados, entre familiares e amigos próximos do casal – e sem a presença de tenistas.

    

Acabou!

Em meados de julho, depois de quase dois anos de namoro, Maria Sharapova e Grigor Dimitrov afirmaram não estarem mais juntos. Especula-se que a separação possa ter ocorrido devido a uma traição do búlgaro durante o torneio de Wimbledon. “Estamos separados. Vivemos momentos maravilhosos e desejo a Maria muitas felicidades e sucesso na vida e no tênis. Agora vou me concentrar só no tênis e os resultados certamente irão voltar a aparecer”, afirmou Dimitrov.

     

Papai

Poucos meses após o casamento, Andy Murray e Kim Sears já estão esperando seu primeiro filho. Segundo tabloides ingleses, o casal revelou estar muito feliz com a notícia, confirmada no começo de agosto – quando Sears já estava com três meses de gravidez. O primogênito de Murray é aguardado para fevereiro de 2016.

 

Da redação

Publicado em 23 de Agosto de 2015 às 00:00


Gente Rafael Nadal Hamburgo Andy Murray Bernard Tomic Kei Nishikori Ana Ivanovic Maria Sharapova Tomas Berdych

Artigo publicado nesta revista

Guerreira!

Revista TÊNIS 143 · Agosto/2015 · Guerreira!

Vitória em Florianópolis coloca Teliana no top 50