O que rola fora das quadras

BELA ATÉ DE PERUCA / JOGO DAS ESTRELAS / AULAS DE CULINÁRIA / ARREMESSO INICIAL / MUAY THAI / TURISTAS / ESCÂNDALO / SÓ EM 2014


BELA ATÉ DE PERUCA

Antes de começar a participação no WTA de Linz, na Áustria, a sérvia Ana Ivanovic se divertiu à beça na tradicional Festa das Jogadoras do torneio austríaco, onde a morena guarda uma boa recordação pelos títulos em 2008 e 2011. A ex-número 1 do mundo adorou o tema da festa, os anos 1970, e inovou com uma peruca colorida, assim como a finlandesa Kirsten Flipkens, as alemãs Andrea Petkovic e Angelique Kerber, que também não perderam o espírito e apareceram à caráter.

JOGO DAS ESTRELAS

Durante a disputa do Challenger de São José do Rio Preto, no começo de outubro, a organização do torneio preparou um jogo de futebol dos tenistas contra ex-atletas do futebol nacional, como o ex-zagueiro da seleção brasileira Ronaldão, Marco Antônio Boiadeiro, ex-Corinthians, Vilson Tadei, ex-São Paulo e Grêmio, dentre outros. A partida foi sediada no estádio Anísio Haddad, o Riopretão, e o time dos tenistas, liderado por Thiago Alves e Augusto Laranja, e que contou com uma dupla de zaga formada por Ronaldão e Paulo Pereira, supervisor da ATP, venceu o combinado local por 4 a 2. Há mais de 30 anos dentro da entidade, Pereira gostou muito da iniciativa, principalmente por ter atuado ao lado do ex-jogador do São Paulo e que começou a carreira no Rio Preto.

AULAS DE CULINÁRIA

Durante o ATP de São Petersburgo, o russo Mikhail Youzhny participou de uma divertida aula de culinária e aproveitou para levar seu filho, Maxim, de 3 anos, para também aprender os dotes na cozinha. Com assistência de chefs, pai e filho fizeram um ravióli e o mesmo prato à moda russa, o chamado ‘pelmeni’. “Sinto que é muito mais fácil jogar tênis do que montar um pelmeni”, brincou Youzhny. “Tudo o que fiz foi justamente colocá-lo em água fervendo e esperar que ficasse pronto. Honestamente, vou para a cozinha apenas para comer”, emendou o tenista de 31 anos.

ARREMESSO INICIAL

A polonesa Agnieszka Radwanska conseguiu tirar uma folguinha durante sua participação no WTA de Seul para conhecer um pouco mais sobre outra modalidade – o beisebol. A número 4 do ranking foi até o Estádio Jamsil para o confronto entre o LG Twins e o DooSan Bears, times profissionais da liga local. Diante de 24 mil pessoas, Radwanska fez o arremesso inicial da partida. Empolgada, ela parecia não ter palavras para a sensação: “Nunca tinha feito algo assim antes. Na Polônia, não temos beisebol, então era algo novo para mim. Mas eles me deram o equipamento ideal - uma luva, bola, camiseta, boné - e parecia jogadora profissional! E me ensinaram como lançar a bola da forma correta. Tive alguns minutos para treinar antes de ir jogar no estádio. Foi muito legal”, comentou a loira, que aproveitou o embalo e venceu o WTA na Coreia do Sul.

MUAY THAI

Quando se fala em esporte na Tailândia, não há como deixar de fazer referência ao Muay Thai, a modalidade mais popular do país e existente há mais de um milênio. E o espanhol Feliciano Lopez participou de uma iniciativa do ATP 250 de Bangcoc, em que teve contato com os especialistas dessa arte marcial que faz tanto sucesso no mundo (inclusive recebe milhares de adeptos no Brasil). Lopez teve aula com mestres de Muay Thai em uma academia e não perdeu a chance de soltar cotoveladas, joelhadas e caneladas nos sacos juntos com os outros alunos. Será que ele tem futuro também no ringue?

TURISTAS

Jurgen Melzer e Marcos Baghdatis fizeram um passeio de verdadeiros turistas durante a estadia em Kuala Lumpur. Os dois foram até o distrito de Gombak, ao norte da capital da Malásia, para conhecer as Cavernas Batu, um dos maiores santuários da religião hindu fora da Índia e tradicional local de peregrinação dos seguidores. Os dois não perderam a chance de tirar fotos ao lado da mais famosa estátua de Lord Murugan do mundo, divindade ligada à guerra e que tem mais de 42 metros de altura. Houve tempo até para que Melzer e Baghdatis arriscassem uma caminhada rumo ao Templo dentro da Caverna principal, mas subir 272 degraus até o topo pareceu demais para os tenistas. Ainda assim, Melzer aprovou a experiência. “É impressionante. É um lugar tradicional com tantas pessoas. É um local muito interessante e foi muito bom ter conhecido esse lugar”.

ESCÂNDALO

Martina Hingis bem que tentou voltar ao tênis pela porta da frente jogando duplas, mas não teve tanto sucesso na empreitada e rendeu manchete mesmo por um escândalo na Suíça fora das quadras. O seu ex-marido, o cavaleiro Thibault Hutin, revelou que foi agredido por Hingis, sua mãe e o padrasto em sua própria casa, na vila de Feusisberg no fim de setembro. “Eu estava na minha casa quando bateram na porta. A Martina e a mãe dela, Melanie Molitor, avançaram contra mim e me bateram. Minha educação me impede de agredir mulheres e resisti como pude”, contou o ginete, emendando que foi atingido também por um aparelho de DVD na cabeça. Hutin pediu a intervenção da polícia, alegando violência doméstica por parte da ex-mulher, que não quis se pronunciar sobre o assunto. Hingis e Hutin estão envolvidos em um processo de divórcio com milhões de dólares em jogo. Antes deste incidente, o cavaleiro já tinha perdoado a ex-esposa de traí-lo em duas oportunidades.

SÓ EM 2014

Além de ocuparem a terceira posição no ranking, Andy Murray e Maria Sharapova compartilham também o fato de estarem afastados do circuito devido a problemas de lesão. E, para a tristeza dos fãs, os dois atletas só vão dar as caras novamente em 2014. O escocês passou por uma cirurgia nas costas depois de levar seu país de volta à elite da Copa Davis e desistiu de jogar o ATP Finals, em novembro. Já Sharapova não joga desde o Premier de Cincinnati quando reclamou de um incômodo no ombro direito, o mesmo operado em 2008, e, dessa forma, encerrou de forma precoce suas atividades. A expectativa de ambos é estarem prontos para o Australian Open, em janeiro.

Da redação

Publicado em 23 de Outubro de 2013 às 00:00


Gente WTA de Linz Ana Ivanovic Kirsten Flipkens Andrea Petkovic Angelique Kerber Vilson Tadei Marco Antônio Mikhail Youzhny

Artigo publicado nesta revista