No jogo

O que dá para fazer com um bom slice?

Cinco situações nas quais a jogada de backhand é sua grande aliada


Fotos: Ron C. Angle


1. Atrapalhe seu oponente
Um slice de backhand pode alterar o andamento de uma partida e quebrar o ritmo de seu oponente. Essa é a principal razão porque tantos jogadores top da ATP usam o slice. Hoje em dia, os jogadores de fundo batem a bola mais forte do que nunca, mas não cometem muitos erros, pois usam bastante topspin. O slice é uma boa maneira de mudar o ritmo e levar seus oponentes a erros - como Andy Murray já demonstrou - ou de abrir a quadra para um golpe vencedor, como Rafael Nadal faz para usar seu forehand.

2. Ganhe um pouco de tempo
Se seu adversário está fazendo você suar, o slice é a maneira perfeita para recuperar sua posição correta na quadra. Quando você bate a bola com underspin (efeito decorrente do slice), ela não pinga muito alto. Esta combinação - mais lenta e mais baixa - forçará seu oponente a levantar a bola e realizar um golpe mais seguro. Você terá tempo para se recuperar e entrar de volta no rally.

3. Neutralize um voleador
É uma grande ideia, especialmente no nível de clube, testar os voleios de seus adversários. Quando você o atrai para a rede, porém, deve ter muito cuidado. Se você bater um topspin curto e fácil, a chance de ganhar o ponto será a mesma de ganhar na loteria. Ao invés disso, use um slice baixo, curto e angulado. Seu oponente terá que se mover para a frente, mas não conseguirá realizar um golpe ofensivo.

4. Aproxime-se da rede
O slice funciona bem como um approach porque lhe dá tempo para chegar e cobrir a rede, fazendo com que fique mais difícil de seu oponente fazer uma passada vencedora. Se conseguir bater com slice um approach próximo à linha de base, você provavelmente será recompensado com uma batida fácil que flutuará sobre a rede como uma bola de praia.

5. Atenue potentes saques
Um bloqueio de slice no backhand é uma grande arma contra um forte primeiro serviço. O golpe é curto e rápido, o que lhe dá um tempo extra de reação. É também fácil de angular a bola com esse golpe, o que deixará seus oponentes malucos. Ninguém usa a devolução de slice melhor do que Roger Federer, basta perguntar a Andy Roddick.

Nick Bollettieri

Publicado em 4 de Março de 2016 às 18:30


Notícias