O papel das raquetes

O projeto "Raquete faz o Papel" procura criar oportunidades para jovens com poucos recursos


Através da pratica do tênis, ensinando seus fundamentos e regras, o projeto “Raquete faz o Papel” tem como objetivo proporcionar novas experiências de convívio e desenvolver as capacidades psíquicas e sociais de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social da Vila Fachinni, em São Paulo.

O projeto nasceu em 2007 com aulas de tênis voluntárias durante as férias escolares ou quando os professores estavam disponíveis. Nessa época, as aulas eram esporádicas e contavam com um grupo de 17 jovens. Em 2008, já com o nome “Raquete faz o Papel”, o projeto conseguiu o apoio da “AECID - Centro Cultural da Espanha”, o que possibilitou uma maior estruturação das atividades, como a contratação de professores fixos, a compra de material para todos os alunos e a possibilidade de jogos em quadras oficiais. Em 2009, por conta desta ajuda, 93 alunos participavam de aulas de tênis duas vezes por semana.

Em 2010, o projeto completa quatro anos e os jovens estão convencidos de que o desenvolvimento de uma atividade esportiva como o tênis, além de enriquecer sua formação pessoal e autoestima, ainda consegue ensinar fundamentos e valores básicos como disciplina, constância, regularidade e compromisso.

Informações:
Roberta Burzagli - rburzagli@gmail.com
Renata Diez - renatadiez@hotmail.com

Carolina Almeida

Publicado em 18 de Maio de 2010 às 07:07


Social

Artigo publicado nesta revista