Torneio Brasileirão

O Maior de Todos

De férias da escola, jovens de todo o país têm a chance de disputarem o torneio mais importante do circuito juvenil e o único em que podem sair de quadra como verdadeiros campeões brasileiros


Aécio Fonte
Aécio Fonte

A CAPITAL DO PAÍS SEDIOU no começo de julho a etapa mais importante do Circuito Nacional dos Correios, o Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil. Um dos cinco torneios com pontuação máxima para o ranking nacional da modalidade ao longo do ano, o tradicional “Brasileirão” reuniu 628 jovens atletas de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal nas quadras do Clube do Exército de Brasília.

Assim como as outras quatro etapas de 2013, o “Brasileirão” foi disputado em duas chaves – o GA (tenistas melhores ranqueados) e o G1 (restante dos inscritos e que não tiveram ranking para jogar o GA) –, cada uma ocupando metade da semana do torneio para que os atletas não faltassem na escola.

Bárbara Oliveira
Bárbara Oliveira, campeã da categoria sub-25

DIFERENCIADOS

A competição tem algumas particularidades que tornam-na a etapa mais cobiçada do Circuito. No “Brasileirão”, a chave G1 é aberta, ou seja, não há corte junto ao ranking filiado à Confederação Brasileira de Tênis (CBT) para jogar em qualquer categoria. Além disso, o quadro é uma espécie de qualifying para o GA, com a chance de o jogador, em uma trajetória perfeita, poder sair como campeão final do GA e faturar a pontuação das duas chaves – um total de 295 pontos, 45 a mais de quem fosse “apenas” campeão do GA.

Marcelle Cirino
Marcelle Cirino
Vitor Oliveira
Vitor Oliveira


Ao todo, 628 jovens tenistas disputaram as concorridas categorias do Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil, o Brasileirão 2013

 

Fernando Yamacita
Fernando Yamacita
Pei Ju Chein
Pei Ju Chein

 

Dessa forma, nada mais justo o vencedor dessa competição ser o verdadeiro campeão brasileiro. E, em 2013, somente dois jogadores conseguiram defender o título nacional do ano passado, que foram o catarinense Pedro Boscardin, que faturou a categoria 9 e 10 anos nesses dois anos, e o local Vitor Oliveira, vencedor dos 18 na última temporada e que levou um cheque de R$ 2 mil para casa com o troféu agora na nova categoria sub-25 masculino.

Entre as meninas, Pei Ju Chien, brasileira que é criada em Taiwan, foi a maior surpresa do Brasileirão jogando em uma categoria acima da sua. Ela venceu a chave G1 e também foi a melhor na chave principal dos 16 anos, derrotando a mato-grossense Eduarda Ferreira na decisão.

Outro destaque do torneio foi o Tennis 10’s, categoria criada pela ITF em 2010 e que conta com quadra em tamanho adequado e bolas mais lentas para facilitar o aprendizado de crianças com até 10 anos. Houve chaves de consolação para quem perdia na primeira rodada e até disputa de duplas entre as meninas tanto nos 9 quanto 10 anos a pedido das próprias futuras promessas do tênis nacional.

Gabriel Sidney
Gabriel Sidney
Gabriel Bugiga
Gabriel Bugiga
Sophia Chow
Sophia Chow
Guilherme Scarpelli
Guilherme Scarpelli
Pedro Boscardin
Pedro Boscardin
Mathaus Spiering
Mathaus Spiering

 

Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil “Brasileirão” 2013 – Brasília/DF
Sub-25
Vitor Oliveira (DF) v. Mathaus Spiering (MT) 6/4, 1/6 e 6/2
Bárbara Oliveira (MG) v. Sophia Chow (SP) 4/6, 6/2 e 6/2
16 anos
Fernando Yamacita (PR) v. Guilherme Scarpelli (SP) 6/1 e 6/2
Pei Ju Chien (SP) v. Eduarda Ferreira (MT) 6/3 e 7/5
Gabriel Sidney (PR) e Antonioni Fasano (SP) v. Guilherme Scarpelli (SP) e Felipe Meligeni Alves (SP) 6/2 e 6/1
Lara Soares (DF) e Maria Clara Lima da Silva (RJ) v. Pei Ju Chien (SP) e Bruna Caroline Oliveira da Silva (SC) 6/2 e 6/3
14 anos
Gabriel Bugiga (SP) v. João Lucas Silva (PE) 6/2 e 6/1
Marcelle Cirino (SP) v. Kathleen Percegona (PR) 6/2 e 6/3
Lucas Cruz (BA) e Enzo Kohn (RJ) v. Vinicius Nogueira (PI) e Bruno Pessoa (SP) 6/7, 6/2 e 10/8
Marcelle Cirino (SP) e Vitória Okuyama (PR) v. Julia Silva (SP) e Kathleen Percegona (PR) 7/6, 4/6 e 10/4
12 anos
João Pedro Ferreira (MG) v. Jackson Xavier (CE) 6/4 e 6/2
Andressa Gomes (GO) v. Alexandra Silva (SP) 6/0 e 6/2
Herick Isago (SC) e Jackson Xavier (CE) v. Victor Ribeiro Batista (PE) e João Ferreira (MG) 6/0 e 7/6
Alexandra Ferreira da Silva (SP) e Lorena Alves Castellanos (PE) v. Catharina Rocha Azevedo (SP) e Maria Fernanda Menezes (SP) 6/1 e 6/3
10 anos
Pedro Boscardin (SC) v. Victor Macedo (SP) 4/1 e 4/0
Lorena Cardoso (GO) v. Marjorie Souza (SP) 4/1 e 4/1
9 anos
Aécio Fonte (PE) v. Gabriel Barbosa (AL) 4/1, 2/4 e 10/7
Giovana Martins (DF) v. Carolina Mayca (AM) 4/1 e 4/2
Por Matheus Martins Fontes

Publicado em 27 de Julho de 2013 às 00:00


Torneio torneio brasileirão infanto-juvenil jovens tenistas

Artigo publicado nesta revista