Equipamento

O incrível gripque encolhe

Quanto mais finos ficam os cabos dasraquetes, maiores ficam os efeitos


fotos: ron C. angle/TpL

Fique atento a isso: os cabos das raquetes estão ficando mais finos entre os tenistas profissionais e amadores. os grips grossos de Boris Becker (que usava o tamanho 4 e 5/8) e Monica Seles (4 e 1/2) estão fora de moda. agora é hora da "fineza". Por exemplo, de acordo com a Prince, a grossura média dos cabos das raquetes compradas por amadores caiu vertiginosamente desde 1980 - quando 58% das raquetes vendidas tinham grips de 4 e 1/2 ou 4 e 5/8. Agora, 69% são de 4 e 1/4 ou 4 e 3/8, com apenas 5% de cabos de 4 e 5/8. A Head diz que a popularidade de grips de 4 e 1/2 vem caindo, tanto que agora produz a mesma quantidade de grips com 4 e 1/4 e 4 e 1/2.

"Tem acontecido uma mudança dramática para tamanhos menores", diz John McBride, que trabalhou para a prince por mais de 30 anos. a razão para a mudança? Cabos mais finos são mais fácies de jogar com as empunhaduras extremas de Western no forehand batido com apoio aberto, em que o trabalho de pulso é enorme. Rafael Nadal se tornou o modelo dos cabos finos com seu grip de 4 e 1/4, que lhe permite abusar do trabalho de pulso em seus golpes de fundo.

"Tenistas gostam dos cabos mais finos porque podem deixar a bola vir mais para cima deles e chicoteála", conta Roman Pokes, encordoador de diversos jogadores. Wilson e Yonex estimam que quase dois terços dos tenistas homens estão optando por grips de 4 e 3/8, enquanto a maioria das mulheres que usam Babolat estão usando o 4 e 1/4. "Sem dúvida, a tendência de cabos mais finos é real", fala rick macci, que treinou Jennifer Capriati, Venus e Serena Williams. "Os melhores jogadores estão usando e isso tem tido um grande efeito entre os amadores também". se você tem habilidade para gerar velocidade na cabeça da raquete, um grip mais fino pode ser interessante.

"Ele aumenta a "chicotada" da cabeça da raquete e permite a quebra da munheca mais rapidamente para ganhar velocidade no saque", afirma Macci. Voltando no tempo, cabos finos não faziam sentido. As pesadas raquetes de madeira faziam com que você precisasse de grips grossos para poder estabilizar seu pulso e prevenir que a raquete girasse na sua mão quando fazia contato fora do sweetspot.

"Tentar gerar efeito com aquelas raquetes antigas era praticamente impossível", diz o conselheiro de equipamentos da Tennis, Bruce Levine, que completa: "Agora, os aros são mais leves e mais aerodinâmicos, com padrões de corda abertos para agarrar mais a bola, tornando os spins fáceis para qualquer pessoa".

E os cabos finos de atualmente fazem com que isso seja ainda mais simples, ajudando tenistas a colocar mais ação na bola com seus pulsos. Quem tem os cabos mais finos do circuito? A francesa Marion Bartoli joga com um grip de 4 in. (polegadas), que se acredita ser o menor entre os profissionais.

Os cabos dos profissionais

O novo tamanho padrão dos grips para os homens tem sido 4 e 3/8, que tradicionalmente é o padrão das mulheres. Mas, agora, mais e mais tenistas da WTA estão jogando com 4 e 1/4.

Ella Ling/RCA Productions

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Bill Gray

Publicado em 24 de Agosto de 2009 às 12:50


Equipamento

Artigo publicado nesta revista