Instrução Equipamento

O equipamento certo

10 dicas para você ajustar o seu equipamento antes de entrar em quadra


BATER UMA DIREITA PERFEITA, colocar spin no backhand, saber usar o saque slice. Tudo isso é muito importante quando se entra em quadra. O domínio da técnica e da tática é essencial na hora de desenvolver o seu jogo da melhor forma. No entanto, como no tênis pequenos detalhes podem fazer uma enorme diferença, não podemos nos esquecer dos equipamentos e acessórios.

Uma raquete pesada demais, uma corda muito tensa, um tênis escorregadio, uma munhequeira que não segura o suor, essas e outras pequenas minúcias podem fazer muita diferença e determinar o sucesso ou não. Portanto, antes de entrar em quadra pare e faça a si mesmo essas 10 perguntas:

  1. QUANTAS RAQUETES TENHO NA BOLSA?
    Se a resposta for uma só, nada feito. Qualquer tenista que se preze, mesmo amador, precisa ter, no mínimo, duas raquetes para o caso de uma delas quebrar a corda durante uma partida. Não dá para arriscar.
  2. QUAL O ESTADO DAS CORDAS?
    Se você percebe que as cordas de suas raquetes já estão bastante gastas, não vá para um jogo de torneio sem antes encordoá-la novamente. Tenha sempre certeza de que o encordoamento não vai lhe deixar na mão na hora H. O ideal é que suas raquetes estejam sempre com cordas novas e com tensões que você já testou anteriormente.
  3. MEU CALÇADO ESTÁ APROPRIADO AO PISO?
    Se você for jogar no saibro, um tênis com mais ranhuras na sola certamente vai ajudar a ganhar tração e deslizar na hora certa. Se for em quadra rápida, ele provavelmente deve ter uma maior proteção na ponta e nas laterais do pé. Lembre-se: use um tênis próprios para o tênis, nunca de corrida ou outro esporte. Dependendo da frequência com que você joga e do piso (quanto mais áspero, maior o desgaste), é interessante trocar de tênis pelo menos uma ou duas vezes por ano.
  4. QUAL O ESTADO DOS OVERGRIPS?
    A maioria dos tenistas dá pouca atenção aos overgrips que envolvem o cabo da raquete. Esquecem que uma pegada bem ajustada é essencial para a execução de um golpe. Assim, não dá para ficar com a mão rodando em falso a cada batida por causa de um overgrip surrado. Tenha vários em sua raqueteira para trocar quando for preciso.
  5. EU JOGO COM ANTIVIBRADOR?
    Se sim, também é melhor ter um ou dois de estepe na raqueteira caso ele voe longe depois de uma batida fora do centro da raquete.
  6. O JOGO É DE DIA, DO QUE PRECISO?
    Isso depende de você, obviamente, porém leve um boné (ou viseira), uma camiseta, uma meia e shorts reservas, munhequeiras e bandanas, e também toalhas, além de protetor solar e óculos escuro (caso esteja acostumado a jogar com eles). Com isso, você garante que nem o sol, nem o suor vão lhe atrapalhar.
  7. ESTOU LEVANDO BOLINHAS? QUAIS?
    Assim como as raquetes e cordas são determinantes (ou determinadas) no seu estilo de jogo, as bolas também são. Há várias no mercado e cada uma com suas características, umas mais leves, outras mais pesadas, lentas, rápidas etc. Se você prefere alguma específica, é sempre bom ter um tubo dela na raqueteira.
  8. VOU PRECISAR DE BARRAS DE CEREAL, FRUTAS OU ISOTÔNICOS?
    Provavelmente sim. Portanto, veja se há uma lanchonete no clube ou na academia que tenha esses produtos. Mesmo que haja onde comprar, leve sempre consigo algumas barrinhas de garantia. Nunca se sabe o quão desgastante será a partida.
  9.  

    ESTÁ FRIO, O QUE PRECISO LEVAR?
    Depois que o corpo está aquecido, dificilmente sente-se frio durante um jogo. Contudo, antes de entrar em quadra, nos intervalos e depois da partida, é preciso estar agasalhado. Tenha sempre uma calça e uma jaqueta dry-fit, além de uma toalha seca, se for o caso, para colocar sobre o corpo nas viradas de game, caso o frio esteja muito intenso.
  10. A TENSÃO DAS CORDAS ESTÁ ADEQUADA À ALTITUDE DO LUGAR?
    Ao nível do mar, a velocidade do jogo fica mais lenta, pois a pressão atmosférica é maior e faz com que a bola voe mais lentamente. Na montanha, o ar mais rarefeito "prende" menos o movimento, acelerando o jogo. Dessa forma, se você vai jogar em um local de maior altitude do que está acostumado, pode ter que aumentar a tensão das cordas. Da mesma forma, em menor altitude, deve baixar.
Arnaldo Grizzo

Publicado em 20 de Maio de 2013 às 12:48


Equipamento

Artigo publicado nesta revista