Gênio indomável

O encrenqueiro mais talentoso da história do tênis chega aos 58 anos

John McEnroe, o eterno Big Mac, deixou sua marca no esporte com vitórias e polêmicas


 
John McEnroe nunca foi um sujeito muito normal. Um norte-americano nascido na Alemanha, mais precisamente na cidade de Wiesbaden. O pai de John servia na Força Aérea Norte-Americana e sua mãe trabalhava como instrumentadora cirúrgica. Em 1963, John e sua família se mudaram para Douglaston, Nova York, onde começou a treinar tênis. Desde cedo, o canhoto mostrou um talento incomum com as raquetes. Tanto é que, aos quatro anos, já conseguia rebater as bolas do fundo da quadra, fato extremamente invulgar.
 
Em seu primeiro torneio de tênis juvenil na Europa, McEnroe ganhou a chave juvenil de Roland Garros, no ano de 1977. Logo depois, passou pelo qualifying do torneio principal de Wimbledon e chegou às semifinais, sendo derrotado apenas por Jimmy Connors. Nascia ali uma das grandes rivalidades do tênis mundial.
 

Raquetes quebradas 

Com a mesma velocidade que conquistava títulos e fãs, colecionava raquetes quebradas, discussões com árbitros de linha e de cadeira e polêmicas. Ganhou da imprensa o “singelo” apelido de Big Mac, não só pelo enorme talento, mas, também, pelas enormes confusões nas quais se metia.
 
Antes de optar definitivamente pela vida de tenista profissional, ele cursou um ano na tradicional faculdade de Stanford, na Calif´órnia. Já decidido pela carreira de jogador, Big Mac terminou o ano de 1979 na sexta colocação do ranking, depois de conquistar seu primeiro Grand Slam de simples, o U.S.Open, vencendo na final o compatriota Vitas Gerulaitis. Antes disso, já havia vencido Wimbledon nas duplas, ao lado de seu parceiro mais tradicional, o também norte-americano Peter Fleming. 
 

Primeiro do ranking 

 
Em 03 de março de 1980, alcançou a primeira colocação no ranking mundial. No total de sua carreira, foram 170 semanas no topo da classificação mundial, o sexto tenista com maior número de semanas como número um. Big Mac tem ainda um recorde curioso. É até hoje o tenista que assumiu mais vezes a liderança do ranking, em um total de 14 oportunidades diferentes. 
 
Os números da carreira certamente colocam McEnroe como um dos maiores tenistas que já entraram em uma quadra na história. No total, foram 7 Grand Slams de Simples, sendo 4 U.S. Open ('79, '80, '81 e '84) e 3 torneios de Wimbledon ('81, '83 e '84); além de 9 Grand Slams de Duplas Masculinas, com 5 conquistas em Wimbledon ("79, '81, '83, '84 e '92) e 4 U.S.Open ('79, '81 e '89). 
 
O número de títulos de torneios em geral impressiona. Foram 77 títulos de simples e 71 de duplas masculinas, com um histórico de 875 vitórias e 198 derrotas em simples e 530 vitórias e 103 derrotas em duplas. Além da frieza dos números, a personalidade, o talento e a aura quase mítica que John McEnroe criou ao seu redor permite dizer que o tênis jamais foi o mesmo depois de sua passagem pelo circuito. E ele também, como se nota em uma de suas célebres frases: "O importante é aprender uma lição nova cada vez que você perde".  
Por Rodrigo Soares

Publicado em 16 de Fevereiro de 2017 às 20:31


Notícias McEnroe USOpen Winbledon tênis