O backhand de Nadal

Esticado, sob pressão? Isso não é problema para um dos melhores backhands do tênis


CENTRO
Os músculos de seu bíceps e de sua panturrilha chamam muita atenção, mas é a parte central de seu corpo que faz seus golpes, especialmente, este backhand esticado e com open stance (pernas abertas) no saibro, tão fenomenal. Qualquer outro jogador tentando bater uma bola tão longe de seu corpo nesta posição perderia boa parte de sua força. Nadal tem uma excelente postura, equilíbrio e, acima de tudo, controle do seu corpo. Poucos jogadores têm tanta força em seu abdômen para executar um golpe tão agressivo em uma postura extremamente defensiva.

MÃOS
Apesar de jogar com a mão esquerda, Nadal é destro. Então, não é uma surpresa que a sua mão direita faça a maior parte do trabalho neste golpe. Quando você for bater o seu próximo backhand de duas mãos, preste atenção à sua mão mais fraca. Isto pode lhe dar mais controle e potência para bater a bola. Não deixe todo o trabalho para a mão forte.

OMBROS
Apesar de estar de frente para a rede e esticado ao seu limite, Nadal vira seus ombros e os utiliza em seu ataque. Este é um ponto chave para tenistas amadores: o backhand batido em open stance não dá o direito de abandonar a utilização tradicional do ombro. Sem isso, seu golpe não terá eficiência.

COXAS
Você acha estranho quando o seu treinador pede para você abaixar mais na execuçnao dos golpes? Nadal mostra como se faz. Ele flexiona seus joelhos o suficiente para sentar em uma cadeira. Seu centro de gravidade é baixo e ele puxa sua subida no momento do golpe.

PÉS
Nadal desliza até o seu golpe e para no momento perfeito. Muitos amadores não conseguem deslizar no saibro e, quando conseguem, vão muito longe. Nadal domina esta arte de maneira perfeita. Ele chega no momento da parada, transfere o peso do corpo para o golpe e sua perna de apoio desliza o suficiente para que ele não se afaste mais do centro da quadra. Ele pode parecer bruto e violento, mas, como esta análise mostra, Nadal se move de maneira econômica e precisa. No saibro, ninguém faz isso melhor do que ele.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Paul Annacone

Publicado em 5 de Maio de 2009 às 06:02


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista