Beach Tennis

Níveis de Torneios

Entenda os diferentes níveis de torneios do circuito profissional de beach tennis e programe sua próxima competição


OS TORNEIOS PROFISSIONAIS de beach tennis da Federação Internacional de Tênis (ITF), entidade que rege o circuito mais ativo da modalidade, começaram a ser realizados no Brasil em 2010 e, desde então, mais de 25 eventos já aconteceram nas areias brasileiras. Ao todo, seis estados receberam beach tenistas de diversas partes do mundo: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Santa Catarina.


Torneios profissionais costumam também ter chaves para amadores

Estrutura e níveis do circuito

Assim como o tênis, todos os torneios do circuito de beach tennis são classificados por níveis (grades, em inglês), que são determinados pelo número de pontos oferecidos aos participantes. Quantidades mínimas de premiação (prize money) determinadas pela ITF também devem ser cumpridas em cada nível.

No ITF Beach Tennis Tour existem seis níveis de torneios profissionais: Grade A (campeonatos mundiais), Grade B (campeonatos regionais), Grade 1, Grade 2, Grade 3 e Grade 4. No Brasil, nunca houve a realização de campeonatos mundiais e regionais. Portanto, focaremos as informações apenas para os G1, G2, G3 e G4.

Nível Pontos aos Campeões Premiação total mínima (US$) Premiação mínima (euros)
G1 150 10.000 7.500
G2 100 6.500 5.000
G3 60 2.500 2.000
G4 40 N/A N/A

Quem pode jogar?

Fazem parte do circuito e contam pontos para o ranking mundial apenas as chaves de duplas masculina feminina profissionais, ou PRO, nomenclatura utilizada nas competições. Mas, para permitir que amadores também participem dos eventos, as confederações e associações locais realizam, em paralelo, torneios que oferecem diversas categorias que vão desde iniciantes a jogadores mais experientes.

Farão parte do torneio profissional jogadores que tenham acima de 14 anos e que respeitem a seguinte ordem do sistema de mérito:

  1. Dupla formada por 2 jogadores com ranking ITF: menor somatória dos 2 rankings
  2. Dupla formada por 1 jogador com ranking ITF: menor ranking do jogador ranqueado
  3. Dupla formada por 2 jogadores sem ranking ITF

Todos os torneios profissionais devem disponibilizar o mínimo de 16 vagas (duplas) para a chave principal e 8 vagas (duplas) para o qualifying das categorias dupla masculina PRO e dupla feminina PRO.

Distribuição do prêmio

Por ser uma competição do ITF Beach Tennis Tour, os  torneios deverão oferecer premiação em dinheiro para os jogadores da categoria PRO (dupla masculina e dupla feminina). Para as demais categorias amadoras, a organização do evento é quem determina se haverá prize money.

Entenda como é feita a distribuição do dinheiro da premiação

Distribuição por porcentagem
Colocação Grade 2, 3, 4 Grade 1
Dupla campeã 17% 15%
Vice 11% 9%
Semifinal 5% 5%
Quartas 3% 2%
Oitavas - 1%
* A premiação é a mesma para as chaves masculina e feminina

Quero jogar!
Como me inscrevo?

Os torneios normalmente acontecem de sexta-feira a domingo e as inscrições devem ser feitas diretamente com a organização do torneio, respeitando o prazo estabelecido.

Nos torneios profissionais, existe um prazo de até 14 dias antes do início de eventos G2, G3 e G4. Para os eventos G1, o jogador deverá solicitar a inscrição até 21 dias antes do início.
Para os amadores, os responsáveis pela organização do torneio determinam o prazo das inscrições, que normalmente são feitas com menos rigor.

Agora que já é possível entender o que significa o “G” antes de cada torneio de beach tennis anunciado, não deixe de fazer sua inscrição e participar do próximo evento. Comece nas categorias amadoras e, quem sabe, um dia você pode estar entre os participantes da categoria PRO.

* Para informações sobre o calendário do ITF Beach Tennis Tour, acesse: www.itftennis.com/beachtennis

Mais informações: marcela@crabbt.com.br

Por Marcela Evangelista

Publicado em 27 de Julho de 2013 às 00:00


Beach Tennis Beach Tennis entenda diferentes níveis torneios circuito oficial estrutura como inscrever

Artigo publicado nesta revista