ATP Finals

Nadal mostra raça, salva match point e vence Medvedev de virada no ATP Finals

Com o triunfo, espanhol faz com que Djokovic precise ser campeão para tomar o posto de número #1 do mundo


Foto: Divulgação/ATP Tour

Rafael Nadal conseguiu uma vitória importante nesta quarta-feira (13) e manteve o sonho de classificação para as semifinais do ATP Finals. Depois de sair atrás do placar e precisar salvar um match point no terceiro set, ele brilhou, mostrou seu poder de reação e bateu o russo Daniil Medvedev de virada. O placar final foi de 6/7 (3-7), 6/3 e 7/6 (7-4) em 2h46.

Leia mais:

+ No ATP Finals, Medvedev busca seguir desafiando gigantes e faturar título inédito

+ CBT anuncia parceria inédita com Wimbledon para incentivar a disputa do tênis na grama no país

Confira as principais notícias sobre o ATP Finals

A vitória é importante para manter o sonho de Nadal de terminar o ano como número #1 do mundo. Melhor da temporada em quatro oportunidades (2008, 2010, 2013 e 2017), ele só será ultrapassado pelo sérvio Novak Djokovic em caso de título do rival no torneio.

O triunfo é o terceiro de Rafa contra o jovem russo. O maiorquino de 33 está invicto no confronto direto com Medvedev após vitórias nas finais do Masters de Montreal (6/3 e 6/0) e do US Open (7/5, 6/3, 5/7, 4/6 e 6/4

O jogo

O primeiro set teve Medvedev melhor, conseguindo impor seu ritmo no jogo através do saque. Ele teve 7 aces e 87% de aproveitamento com o 1º serviço na parcial, números que o ajudaram a não ter que passar nenhum break point.

Número #4 do mundo, ele chegou a ter uma chance de quebra no sétimo game, mas Nadal jogou bem e confirmou o saque. No tie-break, o Daniil foi melhor e abriu 1 set a 0.

Nadal não se deixou abater e voltou bem ao jogo. Com uma quebra no 1º game e bom nível no saque, ele não foi ameaçado pelo rival na parcial e contou com mais uma quebra para empatar o jogo em seu terceiro set point.

A etapa decisiva viu um Medvedev impetuoso. O russo aproveitou suas chances de quebra únicas o primeiro e no terceiro game e evitou a conversão do break point alcançado pelo rival no segundo para abrir 4 a 0.

Rafa então cresceu de rendimento. Ele venceu quatro dos cinco games seguintes - incluindo um match point salvo - para reagir ao bom momento do rival.  No décimo game, ele novamente mostrou sua garra e empatou o placar em 5 a 5. Com o controle do jogo, ele brilhou e levou a partida para o tie-break.

O momento decisivo contou com ambos os tenistas confirmando seus saques até o décimo ponto, vencido por Nadal no segundo saque do rival. Com 6 a 4 no placar, o canhoto seguiu bem e fechou o jogo para delírio da torcida presente na O2 Arena.

Veja o match point e a comemoração de Nadal:

Da redação

Publicado em 13 de Novembro de 2019 às 13:59


Notícias Daniil Medvedev ATP Finals Rafael Nadal Roger Federer Novak Djokovic