Na subida!

Reduza o tempo do adversário epegue a bola na subida


Tênis é um esporte de tempo e espaço em que os maiores objetivos são reduzir o tempo de reação e aumentar a área de cobertura do oponente. Sendo assim, uma das formas de evitar as investidas contra o seu tempo e a cobertura de seu campo - além de situações atípicas como bolas que podem encobri-lo ou virem sobre o seu corpo -, um recurso de "ataque" que pode e deve tornar-se a mais eficiente estratégia para estes "problemas".

Por isso, para atacar, antecipar-se, tirar proveito de situações favoráveis, defender-se e contra-atacar; bata a bola na subida. Mas lembre-se: principalmente para os jogadores de quadras de saibro, este recurso pode ser uma ótima opção, mas não é a única, nem mesmo tão eficiente quanto nas quadras duras, onde a bola quica sempre igual (pela superfície ser regular).

Sendo assim, bater o tempo todo na subida em quadras de saibro ou grama pode ser um desgaste desnecessário, já que esse recurso exige mais do físico dos jogadores, com movimentos mais rápidos e mais precisos. A recomendação é: crie as jogadas, abra os espaços na quadra e aí, sim, antecipe-se, bata a bola ainda na subida e tire proveito deste ótimo recurso.

Repare na sequência a seguir como o jogador 1 (de costas) reduz o tempo de recobertura do jogador 2 (de frente) e imagine quanto tempo a mais para cobrir a quadra ele teria caso o "atacante" (jogador 1) esperasse a bola mais atrás, deixando-a subir e descer, antes de executar o golpe.

EFEITOS

Ao contrário do que se pensa, golpear a bola na subida não precisa ser "flat" (chapado) obrigatoriamente. pode-se bater na bola com topspin, slice ou chapado.

CUIDADO COM A QUADRA

O quique da bola em quadras de saibro ou grama não é tão regular como em cimento. outro aspecto a ser analisado é que, nesses tipos de piso, a bola "rende menos", ou seja, você necessita de golpes mais firmes ou mais fortes para surtir o mesmo efeito que nas quadras rápidas, necessitando de movimentos (swing) mais longos - outro elemento que dificulta uma antecipação eficiente.

ÁREA DE EFICIÊNCIA

na literatura do tênis, golpear a bola na subida recebe a nomenclatura de "half voley" (meio voleio) ou "bate-pronto", e está relacionada a bater a bola logo quando sai do chão, após o quique. Esse é um recurso mais eficiente quando executado do meio da quadra para frente, nas proximidades da rede, em situações de defesa contra bolas baixas.

JOGO VELOZ

O jogo cada vez mais rápido obrigou os jogadores, principalmente os que vão à rede frequentemente, a executar mais e mais golpes antes de conseguir o primeiro voleio, forçando-os a melhorar seus golpes nessas situações, incluindo o meio da quadra ou as proximidades da rede. Esta situação recebe o nome de "take it early" ou bater mais cedo na bola.

#Q#

Situações

1 - Defesa Serve para evitar que você tenha que se afastar da linha de base e aumentar a área de cobertura (para frente).

2 - Chip and charge Este golpe é basicamente bater um slice e correr para a rede na devolução de saque. Por isso, para chegar melhor à rede, antecipe-se e golpeie a bola na subida para bater mais de dentro da quadra ou mais próximo para chegar a rede.

3 - Evitar bolas que podem lhe encobrir Se você perceber que a bola vem alta e pode até encobri-lo, antecipe-se e bata antes que ela saia da sua área de golpe.

4 - Evitar o ponto neutro Golpear a bola acima da cabeça, como um drive normal no fundo da quadra, reduz o controle e a precisão, deixando-o com duas opções.
1) Recuar até o ponto da queda da bola.
2) Antecipar-se batendo na subida, antes que a bola saia de sua zona de eficiência dos golpes.

Defesa Chip and charge
Bolas que podem lhe encobrir Evite pontos neutros
Carlos Omaki

Publicado em 24 de Agosto de 2009 às 14:12


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista