Ready?Play!

Mudanças

Editorial - Edição 119


AS GERAÇÕES SE SUCEDEM. O processo histórico é implacável assim. Nunca para. Os novos vão tomando o lugar dos velhos. O tênis é um inexorável reflexo disso. São mais de 100 anos de história do esporte e incontáveis heróis e suas façanhas que são superadas a cada geração. Recordes, como se diz, foram feitos para serem superados.

Há 40 anos, por exemplo, o ranking da ATP foi criado e o inesgotável Jimmy Connors foi o primeiro a instituir uma marca que poucos imaginavam que poderia ser derrubada. Ele ficou 160 semanas seguidas na liderança e 268 (mais de 5 anos) no total. Tempos depois, contudo, uma máquina de jogar tênis, Ivan Lendl, ousou desafiar esses números “imbatíveis”. O “robô”, como John McEnroe gostava de chamá-lo, suplantou o norte-americano em permanência no topo, com 270 semanas.

Seria, enfim, o recorde dos recordes? Não, Pete Sampras atingiu a marca 286 semanas (cinco anos e meio) como número 1 no ano 2000. Os cronistas acreditavam que esses outros números do norte-americano perdurariam. Porém, logo depois outro gênio despontou. Roger Federer varreu as marcas de Sampras, com 302 semanas em primeiro lugar, sendo 237 consecutivas, passando também o recorde de Connors. Além disso, venceu 17 Grand Slams em simples, outro feito impressionante.

O que vem agora? Só o tempo, sempre ele, trará a resposta. As novas gerações não deixarão de desafiar as marcas do passado e é difícil segurar o ímpeto da juventude. Tanto que, mesmo quem não tem mais nada a provar, como Federer, cogita se reinventar. Aos 32 anos, o suíço está pensando em trocar de raquete. Quer algo que lhe dê mais potência. Se ele está pensando em uma mudança dessa, por que você não?

Algumas marcas do passado, porém, assombram. Então, nada melhor do que derrubá-las. Foi o que fez Teliana Pereira, a primeira brasileira a ingressar no top 100 depois de 23 anos. Um tabu a menos para o tênis feminino do Brasil. Agora é hora de pensar em suplantar outros feitos.

Nesta edição, em que falamos de recordes, heróis, conquistas inéditas, esperamos inspirar você a superar suas marcas, seus adversários, com dicas que certamente vão fazer de você um melhor jogador.

Bom jogo!
Arnaldo Grizzo e Christian Burgos

Da redação

Publicado em 23 de Agosto de 2013 às 00:00


Editorial gerações recordes ranking ATP Jimmy Connors Ivan Lendl John McEnroe Roger Federer Teliana Pereira top 100

Artigo publicado nesta revista

A história dos números 1

Revista TÊNIS 119 · Agosto/2013 · A história dos números 1

Os grandes ídolos que se sucederam na ponta do ranking da ATP