Sobe

Monteiro atinge melhor ranking da carreira

Brasileiro figura agora entre os 240 melhores tenistas do mundo


Jogar em casa e com a torcida a seu favor fez, definitivamente, muito bem a Thiago Monteiro. Nas últimas duas semanas, o cearense de apenas 21 anos alcançou as oitavas do Rio Open e as quartas de final do Brasil Open. E não foi só isso. A grande campanha resultou também em um salto de 98 posições no ranking ATP, atingindo a melhor colocação de toda sua carreira.

A atualização da lista aconteceu nessa segunda-feira - um bom começo de semana para o tenista. Antes das competições em solo nacional, o atual 240º do mundo ocupava a 338ª posição e já havia alcançado a 254ª em novembro de 2013. A subida no ranking também fez mudar seu posto dentre os brasileiros: de nono, passou a ser o sexto melhor do país.

"Fico muito feliz com esse meu melhor ranking e com essas duas semanas especiais que tive no Brasil. Acho que o trabalho duro que venho fazendo com minha equipe está na direção certa. Agora é manter o foco nos objetivos e seguir evoluindo cada dia para manter o bom nível de tênis e continuar confiante”, comentou Monteiro.

Ao bater Jo-Wilfried Tsonga, o tenista natural de Fortaleza tornou-se o primeiro brasileiro em 15 anos a vencer um top 10 em casa e o primeiro a ganhar de um dos dez melhores nos últimos três anos e meio. Além deste triunfo, Thiago também somou outras vitórias importantes em cima de tenistas como Nicolas Almagro (ex-top 10 e atual top 50) e Daniel de la Nava (top 100 mundial).

Somente nesta temporada, Monteiro já acumula uma subida de 223 posições, tendo começado o ano como o 463º colocado do ranking. Além dos ATPs 250 e 500 disputados no Brasil, o tenista chegou às semifinais do challenger do Rio de Janeiro e às quartas de final em Mendoza, na Argentina.

E a partir do próximo final de semana, pode-se esperar ainda mais. Escalado para disputa do qualifying em Santiago, Monteiro deve embarcar ainda nesta quinta-feira para a capital. “Agora jogo um challenger no Chile e quero estar bem preparado para buscar o melhor resultado possível”.

A disputa da chave principal começa no próximo dia 7 de março. Jogado no saibro, o torneio vai até o domingo, dia 13, e distribui um total de US$50 mil em prêmios.

Da redação

Publicado em 1 de Março de 2016 às 12:56


Notícias Thiago Monteiro Ranking ATP