Meninos e homens



Foto: João Pires/Fotojump

QUANDO UM JOVEM SE TORNA REALMENTE UM TENISTA PROFISSIONAL?
Atualmente, costuma-se dizer que qualquer menino de 15 anos que ganha um suado ponto no ranking da ATP já é um profissional. Será mesmo? Será que esse garoto de técnica ainda não totalmente lapidada e sem o devido preparo psicológico para encarar o tênis como profissão é mesmo um profissional?

Pensando nessa difícil fase pela qual passam todos os juvenis, a Revista TÊNIS conversou com técnicos e jogadores, tanto os mais experientes quanto os que estão passando por esse período, para desvendar os problemas que afligem os jovens no início de suas carreiras profissionais.

Ter uma boa base é fundamental nesse processo, então, que tal se começássemos a formação desses potenciais atletas desde a época da escola primária? O projeto de implementar a prática de tênis nas escolas brasileiras é antigo, e mais recentemente tem recebido apoio da CBT para se desenvolver. Será que esse seria um bom caminho para popularizar o esporte?

Talvez. Uma das maneiras de gerar interesse no tênis é divulgar seus ídolos. E foi assim que a WTA resolveu fazer seu torneio de fim de ano em Istambul. Mesmo sem a presença de algumas tenistas carismáticas, como Kim Clijsters e Serena Williams, a competição foi um sucesso e reuniu ótimo público, o que não vinha ocorrendo em anos anteriores. E, como a temporada das mulheres chegou ao fim, a Revista TÊNIS deu um panorama do que fizeram as oito melhores e do que podemos esperar em 2012.

Na parte de instrução deste mês, o cultuado treinador Nick Bollettieri revela seus segredos e aponta as 10 principais dicas que dá aos seus pupilos. São macetes que valem a pena e certamente vão melhorar o seu jogo. Depois, você também vai aprender a bater um swing volley, um golpe que parece estranho e complicado à primeira vista, mas que é mais natural do que você imagina. Por fim, você vai entender a importância do alongamento. Ele é mesmo efetivo antes do jogo? E depois da partida?

Boa leitura e bom jogo!
Arnaldo Grizzo e Christian Burgos

Da redação

Publicado em 16 de Novembro de 2011 às 08:40


Editorial

Artigo publicado nesta revista