Perto do Trono

Melo é o 1° brasileiro na final masculina de duplas em Slams e busca repetir Maria Esther Bueno em Wimbledon após 47 anos

"Estherzinha" também foi a última a vencer em Londres, em 1966, e agora Marcelo busca façanha para os homens na modalidade. Rivais, os irmãos Bryan tentam o "Golden Slam"


Ao pisar em Londres, Marcelo Melo já sabia que o torneio de Wimbledon lhe guardava grandes lembranças. Foi ali que jogou seu primeiro Grand Slam no profissional e, logo na estreia, foi semifinalista com o amigo André Sá em 2007. Desde que jogou como juvenil em 2001, o gigante de 2,03m já dizia: "é meu torneio predileto".

Melo e Dodig na rede em Wimbledon

Deu para perceber nessa quinta-feira quando Melo e o croata Ivan Dodig chegar à final de duplas no All England Club ao baterem o par formado por Leander Paes e Radek Stepanek, que haviam conquistado o Australian Open no ano passado, por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 6/4, 6/1, 3/6 e 6/3, em 2h55min.

Melo, dessa maneira, torna-se o primeiro jogador na Era Aberta a alcançar a final de um Grand Slam na modalidade. Além disso, o mineiro é o primeiro brasileiro na final de Wimbledon desde Maria Esther Bueno em 1967, quando foi vice-campeã jogando com a norte-americana Nancy Richey. Um ano antes, "Estherzinha" foi vencedora na chave de duplas em Londres.

"Estamos na final de Wimbledon, foi mais um belo jogo, muita determinação!! Muito obrigado pela força de todos vocês. Estou muito feliz, Wimbledon é um torneio muito especial. Vamos com tudo na final em busca do título", declarou Melo por meio das redes sociais.

Em sua carreira, o melhor resultado de Marcelo num Grand Slam havia sido a final de Roland Garros em duplas mistas com a americana Vania King há quatro anos. Até hoje, apenas cinco brasileiros conquistaram troféus nesse tipo de evento em chaves juvenis e profissionais - Maria Esther Bueno (simples, duplas e duplas mistas no profissional), Thomaz Koch (duplas mistas), Gustavo Kuerten (simples profissional e duplas juvenil), Tiago Fernandes (simples juvenil) e Bruno Soares (duplas mistas profisisonal).

Na grande decisão, Melo e Dodig, parceria cabeça de chave 12 em Wimbledon, enfrentarão os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan, melhor dupla do planeta e da história em número de títulos. 

Os americanos passaram pela parceria formada pelo indiano Rohan Bopanna e o francês Edouard Roger-Vasselin, algozes de Bruno Soares nas oitavas de final, também em cinco sets e buscarão ser a primeira parceria na Era Aberta a vencer quatro Grand Slams consecutivos e mais o ouro olímpico - alcançado em Londres no ano passado.

Os últimos jogadores a vencer quatro Majors seguidos foram os australianos Ken McGregor e Frank Sedgman, que ficaram com sete canecos do Australian Open de 1951 até Wimbledon do ano seguinte.

Confira a campanha de Marcelo Melo e Ivan Dodig por Wimbledon/2013 até a final:

1ª rodada:
Adversários: Santiago Giraldo (COL) e Michael Russell (EUA)
Placar: 3 sets a 0 - 6/3, 7/6(3) e 6/2

2ª rodada
Adversários: Tomasz Bednarek (POL) e Mateusz Kowalczyk (POL) 
Placar: 3 sets a 0 - 7/6(2), 7/5 e 6/4

Oitavas de final:
Adversários: Max Mirnyi (BLR) e Horia Tecau (ROU) 
Placar: 3 sets a 2 - 6/7(6), 2/6, 6/4, 6/2 e 6/4

Quartas de final:
Adversários: James Blake (EUA) e Jurgen Melzer (AUT)
Placar: 3 sets a 1 - 7/5, 6/0 e 6/7(0) e 6/4

Semifinal:
Adversários: Leander Paes (IND) e Radek Stepanek (CZE) 
Placar: 3 sets a 2 - 3/6, 6/4, 6/1, 3/6 e 6/3
 
Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 4 de Julho de 2013 às 15:52


Notícias Melo Grand Slam Wimbledon Maria Esher Bueno Gustavo Kuerten Bob e Mike Bryan