Medo do palco

Ser o centro das atenções pode prejudicar o seu jogo. Saiba como afastar esse tipo de pressão


Fotos: Ron C. Angle/TPL

É A FINAL DO TORNEIO E TODOS os olhares estão sobre você. Não somente toda a sua equipe está na arquibancada, mas também sua família e amigos estão assistindo. Todo esse apoio é uma receita infalível para o sucesso, certo? Pense novamente. Jogar uma partida decisiva diante dos fãs pode mudar a maneira como as pessoas jogam, mas não necessariamente para melhor. Os tenistas se tornam cientes de si mesmos e seus movimentos, o que pode causar terríveis consequências.

Jogar uma partida decisiva sob o olhar atento de milhares de fãs pode mudar seu jogo para pior Fotos: Ron C. Angle/TPL

Durante anos, psicólogos já sabiam que colocar um espelho na frente de uma pessoa ou gravá-la em vídeo enquanto ela está desempenhando algo faz com que ela se torne autoconsciente - mais atenta a si mesma e suas ações. Isso também acontece quando nos encontramos tendo que desempenhar algo na frente de uma plateia amiga. Sim, é muito gratificante ter uma performance espetacular sendo observada por seus amigos. Porém, é ainda mais doloroso se eles virem você caindo de cara. Quando se está diante de um público que apóia, tendemos a controlar o que fazemos para termos garantia de sucesso. Essa atenção aos detalhes pode acabar com a fluidez normal dos movimentos, como no saque ou no forehand, e torná-los mais rígidos e propensos a erros. Isso faz com que você trave diante da pressão.

ATENÇÃO AOS DETALHES?

Pegue como exemplo um estudo conduzido pelo laboratório de performance humana da Universidade de Chicago, que pediu a jogadores de futebol profissional que driblassem a bola entre cones enquanto prestavam atenção ao lado do pé que encostava na bola. Essa instrução foi desenhada para chamar atenção para um aspecto da performance, da qual eles normalmente não estão conscientes. Os "dribles" ficaram mais lentos e propícios a erros quando os jogadores prestavam atenção no pé em comparação com quando eles driblavam sem qualquer tipo de instrução.

Dar atenção aos detalhes da sua performance pode ser prejudicial se, sob condições normais, você jogar sem ter controle de sua consciência. Como analogia, pense no que aconteceria se você desse atenção a como seu joelho se dobra quando você desce escadas, uma atividade que você já fez inúmeras vezes no passado. Você provavelmente cairia. Prestar muita atenção em movimentos fluidos e muito praticados, seja um saque ou um forehand, seja um drible no futebol, pode prejudicá-los. É uma paralisia por análise.

CURA DA "PARALISIA"

Felizmente, há curas para essa paralisia e elas não envolvem banir seus pais dos jogos. Cantar uma canção para si mesmo ou mesmo fazer uma contagem das árvores de trás da quadra são técnicas que ajudam a manter sua atenção afastada de partes de seus movimentos - que são melhores quando não são feitos conscientemente. Também é o caso de se acostumar com a plateia nos treinos para lhe ajudar a inocular contra esses efeitos durante jogos difíceis. Faça com que família e amigos lhe vejam treinando ou mesmo coloque uma câmera de vídeo durante os treinos e depois mostre a fita para sua equipe. Faça tudo o que lhe ajudar a ficar acostumado com os olhares sobre você no dia do jogo.

Moral da história: podemos pensar que o apoio dos fãs sempre se manifesta como uma coisa boa, mas o oposto também pode ser verdade - pelo menos quando há pressão. Então, assegure-se de que, quando o grande dia chegar, você trará para a quadra não somente seu melhor jogo, mas também as ferramentas mentais para combater a pressão.

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Sian Beilock

Publicado em 4 de Maio de 2011 às 10:42


Instrução - Mental

Artigo publicado nesta revista