Para lavar a alma

Marcelo Melo leva o Brasil ao título de Wimbledon após 51 anos

Ele venceu o tradicional Grand Slam londrino de grama ao lado do polonês Lukasz Kubot



O grande sonho da carreira do brasileiro Marcelo Melo virou realidade. O tenista mineiro e seu parceiro, o polonês Lukasz Kubot, são os campeões de duplas da edição 2017 do torneio de Wimbledon, após uma verdadeira maratona de 4h39min de partida neste sábado (15), na quadra central do All England Club. Com o resultado, o Brasil volta a conquistar o tradicional Grand Slam inglês após 51 anos, pela primeira vez entre os homens em 140 anos de história. A última comemoração de um tenista profissional do País havia sido nas duplas femininas, em 1966, com Maria Esther Bueno.

 

Melo e Kubot, cabeças de chave 4 e melhor dupla do mundo na temporada, derrotaram o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic – cabeças 16 – por 3 sets a 2, com parciais de 5/7, 7/5, 7/6(7/2), 3/6 e 13/11. Jogo terminado, uma grande comemoração, no momento em que Marcelo - atual número 1 do ranking mundial individual de duplas - entra para a história ao lado de Kubot. Ele ajoelhou, abraçou o parceiro, correu em direção ao irmão Daniel, seu técnico, vibrou muito e se emocionou ainda mais ao receber e morder o troféu de campeão. 

 

Com a vitória, somaram nada menos do que 14 partidas invictas em quadras de grama e três títulos nesse piso este ano, em uma trajetória que começou com o ATP 250 de ‘s’Hertogenbosch, na Holanda, passou pelo ATP 500 de Halle, na Alemanha, e terminou de forma brilhante em Wimbledon. Até o torneio holandês, Melo não tinha títulos na grama. Agora, soma três consecutivos e com o grande sonho realizado em Londres.

 

Marcelo Melo encerra Wimbledon com muitas conquistas: campeão, número 1 do ranking mundial individual de duplas e recordista brasileiro em número de títulos na carreira, com 27. Cinco nesta temporada. Agora, tem dois Grand Slam: Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017, além de um vice em Londres (2013) e duas semifinais no US Open. Na campanha do vice em Wimbledon e para ser campeão em Roland Garros, Melo jogou com o croata Ivan Dodig.

 

“Não tenho palavras para descrever o sentimento depois desse jogo. Eu ainda vou precisar de um tempo para assimilar esse grande feito. É aproveitar agora o momento, curtir o máximo. Meu sonho sempre foi conquistar um Grand Slam e, especialmente, Wimbledon.  Sempre falei isso. Todos os anos que meu foco era vir e ganhar aqui. Desde pequeno sonhei.  A grama foi um piso que sempre gostei de jogar. Fomos para os outros torneios, antes, na grama, pensando em Wimbledon. E poder ganhar aqui, nossa... É Wimbledon! Poder entrar para a história. Ser afortunado de jogar naquela quadra central e vencer. Realmente, puderam ver pela minha reação”, comemorou um emocionado Marcelo.

 

“Agradeço todo mundo, ao meu time, todos que trabalham comigo, meus patrocinadores, todo mundo que me apoia, os torcedores que mandam mensagens. A todo mundo que me incentiva e torce por mim. É isso. Estava muito feliz por já ter conquistado Roland Garros e ter sido número 1. Agora, aqui,  esta semana, recuperar o número 1 do mundo, naquela semifinal tão importante, e poder virar campeão de Wimbledon. Ter na carreira esses títulos, ser número um do mundo, estou muito feliz”, completou Marcelo Melo.

Fonte: CBT 

Da redação

Publicado em 17 de Julho de 2017 às 09:00


Notícias