Jogue com suas armas

Aprenda a vencer fazendo o que você sabe fazer melhor


 


Ao invés de tentar se adaptar ao jogo do adversário, mostre suas armas e faça com que ele se adapte ao seu


1 - Tenha atitude
Nota rápida: não é muito prático imitar a Serena Williams. Enquanto ela faz tudo bem feito, a maioria dos profissionais não faz, então, como você vai conseguir atingir esse estúpido objetivo? Como a maioria dos profissionais, você pode vencer fazendo muito menos do que isso. Conheça suas forças e diga a si mesmo que não jogará uma partida sem usar suas armas o mais frequentemente possível. Você deve dizer: "Minhas armas são boas o suficiente e vou confiar nelas".

MAIS: Outras dicas de Nick Bollettieri

+ Como usar o slice

+ Não tenha medo, faça dupla-falta!

+ Jogar com profundidade


2 - Aperfeiçoe o que você sabe
Não há problema em tentar trabalhar suas fraquezas durante um treino. Contudo, não ignore o que você sabe fazer bem. Se você é bom em algo, tente focar ainda melhor naquilo. Faça o saque, o forehand, o backhand ou o voleio (seja lá quais forem os seus melhores golpes) serem tão bons quanto possível. Exercite-os para levá-los à perfeição. Se negligenciá-los, eles ainda serão bons, mas não ao máximo.


3 - Ajuste o seu jogo
Não é tão fácil quanto parece dar ênfase ao seu melhor golpe durante um jogo. É preciso pensar em como preparar os golpes para assim conseguir bater sua bola preferida em sequência. Seu trabalho de pernas talvez também precise de mudanças. Não importam os sacrifícios, você precisa estar comprometido com esse estilo de jogo até que ele seja instintivo. E isso significa horas de treino. Observe John Isner. Ele tem duas armas: seu saque e seu forehand. Isner sempre se move para a esquerda assim que bate na bola. Ele está procurando uma oportunidade para bater seu forehand poderoso.


4 - Saiba aceitar as crises
Quando se decide "pressionar" suas armas, não espere por resultados imediatos. Uma coisa é possuir uma arma. Outra é saber como usá-la. Você vai aprender isso assim que mantiver esse pensamento e dar tempo a si mesmo. Lembre-se: você está buscando um estilo que vai lhe servir por um bom tempo.


5 - Esteja em forma
Para se fiar essencialmente em uma só arma, é necessário estar em grande forma. Você terá que correr mais vezes para evitar seu golpe mais fraco e precisará de mais músculos para ser mais agressivo com suas armas. Uma boa forma física dá confiança e, para jogar tênis com uma só arma, você precisa de toda a confiança possível.

Nick Bollettieri

Publicado em 28 de Setembro de 2010 às 06:00


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista

Nadal completo - US Open 2010

Revista TÊNIS 84 · Outubro/2010 · Nadal completo - US Open 2010