Jogar com profundidade

Ataque com profundidade - Se você bater a bola profunda, dominará os pontos em todos os níveis


Josh Merwin/TPL

1- A REGRA DOS TRÊS PÉS

A habilidade de golpear com profundidade consistentemente é uma das técnicas mais úteis que um tenista pode ter. E isso é verdade para todos os níveis de jogo. Chris Evert e Bjorn Borg foram dois grandes campeões e eles devem seus sucessos por dominarem as bolas fundas. Quando fundo é fundo? Digo para meus alunos para seguirem a "regra dos três pés": não bata a bola mais do que três pés dentro da linha de base. Use a mesma regra para as laterais também. Se conseguir bater a maioria das bolas entre estes três pés de distância da linha de fundo e das laterais, você controlará quase todas as trocas de bola.

2- CHAPADO IGUALA OS RISCOS

Se quiser bater com profundidade consistentemente, você não pode bater chapado. Topspin é um mecanismo de segurança: quando a bola gira, é como bombas caindo na quadra que quicam alto ou quicam para a frente. Isso faz com que seus adversários fiquem loucos e coloca-os na defensiva. Se você ainda não sabe fazer o swing de baixo para cima, aprenda. Então veja se pode aumentar a velocidade da cabeça da raquete e gerar um pouco mais de spin.

MAIS: Outras dicas de Nick Bollettieri

+ Como usar o slice

+ Não tenha medo, faça dupla-falta!

+ A bíblia das quadras duras

 

3- GOLPE ENROSCADO

Se você pode bater a bola funda quase sempre, ganhará muitos pontos jogando seu oponente para trás. A maioria dos tenistas tem problema em fazer uma preparação decente em bolas profundas, que os força para trás e que os deixa presos. Veja por si mesmo - eles se contorcerão e se apressarão tentando devolver essa bola. Você verá que muitos jogadores irão desacelerar seus golpes quando são forçados a se afastarem da bola, oferecendo-lhe uma bola fácil para matar o ponto em seguida.

4- DRILL DO QUADRADO

Aqui vai um exercício para melhorar a profundidade dos seus golpes: desenhe quadrados de três pés (largura e altura) nos quatro cantos da quadra (como no gráfico abaixo) e marque o centro deles com giz (pode-se usar fitas de alvo, mas cuidado para não escorregar nelas). Agora treine com seu parceiro e dê um ponto para cada vez que uma bola acertar os quadrados. Se o jogo ficar muito fácil, desenhe quadrados menores (ou use alvos menores). Jim Courier costumava praticar esse drill o tempo todo.

5- CUIDE DA DISTÂNCIA

Uma vez que você melhora a profundidade de seus golpes, seu oponente começará a ir para trás da linha de base. Sendo assim, mantenha-o atento usando deixadinhas. Para um tenista que já dominou a golpear com profundidade, uma bola que cai perto da rede é mortal. Logo seus adversários não saberão o que fazer - e não terão chance.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Nick Bollettieri

Publicado em 11 de Novembro de 2009 às 15:28


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista