Jim Courier afirma que juízes têm que parar de penalizar Nadal em momentos cruciais

O espanhol costuma ultrapassar os 25 segundos para colocar a bola em jogo e frequentemente recebe advertências em quadra


nadal

Nadal no momento em que passa a mão sobre a orelha antes de executar seu saque

Conhecido por suas manias dentro de quadra, o espanhol Rafael Nadal possui todo um ritual para sacar no saibro: o número 7 do mundo passa o pé sobre a linha de base, arruma a parte de trás da bermuda e quica a bolinha, puxa a manga esquerda e depois a direita da camiseta e termina passando a mão sobre o nariz, orelha esquerda, nariz e orelha direita. (Clique aqui para conferir o ritual)

Com toda essa preparação de Rafael Nadal para sacar, o espanhol frequentemente extrapola o limite de 25 segundos entre um ponto e outro para colocar a bola de volta ao jogo e isso gera advertências frequentes ao espanhol. A regra sempre foi criticada pelo dono de nove títulos de Roland Garros, que afirma ser constantemente pressionado para voltar a jogar.

Em defesa de Nadal, o bicampeão do torneio, Jim Courier, afirmou que os árbitros deveriam parar de adverti-lo, em especial em pontos importantes. "Eles têm que parar de fazer isso em grandes pontos," declarou o americano. "Nadal constantemente ultrapassa 20 segundos nos pontos em que saca. Ou ele precisa acelerar ou os juízes têm que puni-lo no começo da partida ou em pontos sem importância."

Courier afirma que os momentos decisivos da partida requerem mais tempo para serem jogados. "Dar advertências em break points é enlouquecedor. O Nadal não está fazendo nada antidesportivo, ele está apenas se preparando para um ponto importante. Ele leva muito tempo para isso e nós sabemos."

Da redação

Publicado em 2 de Junho de 2015 às 11:03


Notícias Rafael Nadal Jim Courier