Instrução Regras

Intocáveis

É possível encostar na rede e vencer o ponto?

Por Arnaldo Grizzo em 23 de Agosto de 2015 às 00:00

Você recebe uma bola curta, corre desesperadamente para alcançá-la e consegue milagrosamente jogar ela do outro lado. No entanto, sua corrida foi tão desenfreada que, logo após ter golpeado a bola, você precisa se apoiar na rede para poder brecar. Aí, infelizmente, depois de todo esse esforço, o ponto está perdido.

Sim, a regra do tênis é clara ao dizer que você (aqui compreendida qualquer parte de seu corpo, sua raquete, roupas e equipamentos) não pode tocar a rede, em qualquer uma de suas partes, como postes de sustentação, pau de simples, fita, cabo metálico, base, trama etc, enquanto a bola estiver em jogo. Se isso ocorrer, o ponto sempre será do adversário.

A regra diz que você não pode tocar rede ou quadra adversária especificamente enquanto a bola estiver “em jogo”

O mesmo raciocínio vale para a quadra do oponente. Você não pode pisar ou tocar nela enquanto a bola estiver em jogo. Ou seja, mesmo que você, depois de sua desabalada corrida para responder uma bola curta, consiga evitar o toque na rede, mas, na ânsia de se apoiar em algo, acaba tocando a ponta de sua raquete do outro lado da quadra, também perderá o ponto.

Contudo, é preciso notar que a regra diz que você não pode tocar rede ou quadra adversária especificamente enquanto a bola estiver “em jogo”. Ou seja, se conseguir responder a jogada rival e finalizar o ponto, você pode, em seguida, encostar na rede. Sem prejuízo. Mas o ponto precisa estar 100% finalizado, com a bola quicando duas vezes na quadra rival. Se ela ainda estiver no ar quando ocorrer o toque na rede, ponto perdido. Sem contestações.

A bola tocando na rede

E, apesar de você não poder encostar na rede, a bolinha, por sua vez, pode, tranquilamente. Como todos sabem, se isso ocorrer durante o ponto, a jogada continua normalmente, quando ela tocar na fita, nos postes etc e seguir por cima da rede. No entanto, se a bola passar por baixo da altura da rede (entre o alambrado e o poste, por exemplo), ela não pode tocar no poste antes de aterrissar na quadra adversária.

Durante o saque, se a bola tocar a rede e cair dentro do quadrado de serviço, considera-se um let e o tenista tem direito a um novo saque. Porém, se a bolinha bater no poste ou no pau de simples, mesmo que caia dentro do quadrado de saque, isso é considerado um falta.


Regras rede encostar perde ponto

Artigo publicado nesta revista

Revista TÊNIS 143 · Agosto/2015 · Guerreira!

Vitória em Florianópolis coloca Teliana no top 50



O futuro do tênis


Assine InnerImpressaImpressaPDF/AndroidiPad/iPhone
1 ano2 anos1 ano1 ano
Edições12241212
Comprando Avulso você pagariaR$ 178,80R$ 357,60R$ 178,80R$ 178,80
Assine Agora porR$ 160,92R$ 286,08R$ 99,96R$ 99,96
Desconto
EconomizaR$ 17,88R$ 71,52R$ 78,84R$ 78,84
Parcelado sem juros no cartão de crédito 3x R$ 53,64 6x R$ 47,68
Assinando agora você GANHA também Munhequeira
O futuro do tênis

Alguns valores poderão variar dependendo da cotação do dólar

Receba o boletim Revista TÊNIS

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas