Copa Davis

Imbatível, Murray vence todas e garante título à Grã-Bretanha

Britânico não perdeu nenhuma partida e garantiu as vitórias necessárias para seu país ser campeão


Os dois principais nomes da final da Copa Davis entraram em quadra hoje às 10h em jogo decisivo. Apesar de ter saído atrás, a Grã-Bretanha começou este jogo com vantagem no placar geral: 2 a 1. Portanto, se David Goffin vencesse, a Bélgica igualaria o placar e o campeão só sairia no jogo seguinte; mas se Andy Murray ganhasse, o título já teria dono.

 

A partida começou disputada game a game. Até o quinto, cada tenista havia vencido dois. O tenista belga tentava manter a tranquilidade e pressionar seu adversário subindo à rede. Em um destes momentos, Goffin conseguiu um belo ponto de smash. Entretanto, o tênis apresentado não foi suficiente para bater o número dois do mundo. Murray chegava em todas – inclusive nas impossíveis. Com superioridade, fechou o primeiro set em 48 minutos por 6/3.

Na troca de lado, Murray trocou a camisa enquanto Goffin ouviu instruções de seu capitão Van Herck. O jogo recomeçou disputado também, mas desta vez foi o belga quem saiu na frente. A vantagem parcial fez o tenista crescer na partida e com isso seguiu sem ceder a virada para o britânico – até o fim do 11º game. Com a primeira quebra de saque do set, Murray fez 6/5 e passou a sacar para fechá-lo. Fechou por 7/5.

 

Apesar de ter cedido os dois primeiros games do terceiro set, o segundo melhor tenista da atualidade parecia bastante focado e confiante, sem a mínima vontade de deixar o título lhe escapar. Murray, então, não cedeu à pressão, empatou o jogo no quarto e sexto games e virou no sétimo. Mais dois e a decisão chegaria ao fim. Já com a confiança inevitavelmente abalada, Goffin não deu muito trabalho neste final de jogo. O britânico teve dois match points; perdeu um, mas no segundo foi implacável. Em bela jogada, venceu o set, a partida e o campeonato.

Engana-se quem pensa que Andy Murray ganhou todas por ter vencido a terceira em três jogos da final. O tenista ganhou as 11 partidas (oito em simples e três em duplas) que disputou nesta edição da Copa Davis. E foi, sem dúvidas, o grande responsável pela conquista do 10º título britânico na competição após 79 anos de jejum. Com o triunfo, a Grã-Bretanha é a terceira maior vencedora do torneio, ultrapassando a França e ficando atrás apenas de EUA e Austrália.

Da redação

Publicado em 29 de Novembro de 2015 às 13:05


Notícias Copa Davis Andy Murray David Goffin Bélgica Grã-Bretanha