Momento célebre

Guga não esconde empolgação ao participar de homenagem com líderes da ATP: "feliz como uma criança"

Catarinense compareceu à celebração dos 40 anos do ranking em Nova York e dividiu a cena com outras lendas do passado e presente do tênis mundial


Nova York (Estados Unidos) - Na noite da última sexta-feira, a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) promoveu uma festa para comemorar os 40 anos da criação do ranking mundial da entidade. Campeões do passado e do presente que ocuparam a posição de número 1 participaram do evento no hotel Waldorf Astoria, em Nova York. Entre eles, Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros, esteve presente com o sorriso, sua marca registrada, estampado no rosto. 

Guga foi um dos 25 jogadores que lideraram o ranking da ATP em 40 anos

Na celebração, também marcaram presença Ilie Nastase (primeiro líder do ranking da ATP), John Newcombe, Jimmy Connors, Bjorn Borg, John McEnroe, Ivan Lendl, Mats Wilander, Stefan Edberg, Jim Courier, Marcelo Ríos, Carlos Moyá, Yevgeny Kafelnikov, Lleyton Hewitt, Juan Carlos Ferrero, Andy Roddick, Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic.

Somente seis ex-números 1 não puderam comparecer ao evento, que foram Pete Sampras, André Agassi, Boris Becker, Patrick Rafter, Marat Safin e Thomas Muster. 

Empolgado desde antes de começar a homenagem, Guga postou uma foto nas redes sociais em que aparece erguendo a taça de número 1, que recebeu todos os nomes dos gênios que lideraram o ranking em 40 anos. "Feliz como uma criança", escreveu Guga em sua conta no Twitter.

Peixe fora d'água, como disse em São Paulo quando a ATP homenageou o feito do catarinense, único sul-americano a terminar o ano como número 1 (em 2000), Kuerten não escondeu a emoção de fazer parte do grupo de 25 tenistas, e muitos considerados seus ídolos no esporte. 

"Não sei o que falar, não sei como fui parar aqui ao lado desses gênios. Acho que vou levar muito tempo para compreender o significado da noite de hoje", comentou Guga, que ficou 43 semanas no topo do ranking mundial. 

"(Liderar o ranking mundial) é definitivamente o objetivo final para todos os atletas, não apenas para os tenistas. Poucos jogadores conseguiram isso e estou realmente honrado por estar aqui com esses campeões", disse o atual número 1, o sérvio Novak Djokovic.

Recordista em semanas como líder do ranking, 302 no total, o suíço Roger Federer aproveitou para reverenciar o alemão Stefan Edberg, seu grande ídolo ao longo da trajetória no esporte. "Foi importante para mim ter alguém em quem me espelhar. Nos esforçamos muito pelo tênis e agora podemos aproveitar", afirmou o tenista de 32 anos.

Além de homenagear todos os 25 nomes que estiveram no topo do tênis, a ATP lembrou o australiano Brad Drewett, ex-presidente que faleceu no início do ano. 

Confira os melhores momentos da festa da ATP!

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 24 de Agosto de 2013 às 14:50


Notícias Guga ATP homenagem Nova York número 1 lendas