Instrução Mental

Fora do Prumo

Você está cometendo mais erros não forçados do que o normal? Mude sua maneira de pensar e poderá continuar vencendo


TODOS JÁ TIVEMOS AQUELES DIAS horríveis nos quais simplesmente não conseguimos controlar a bola. Não me refiro aos dias em que você está jogando um pouco abaixo do padrão. Nesses casos, você se recompõe, faz alguns pequenos ajustes técnicos e pode melhorar ao longo da partida. Não, estou falando das vezes em que não há segurança em nenhum golpe e seu sistema nervoso parece estar completamente fora de sincronia. Você tenta relaxar para jogar normalmente, mas não funciona e os erros apavorantes continuam. O que você pode fazer a respeito?

Sua primeira atitude deve ser manter um rígido controle do sistema emocional. Você será severamente testado. Cada erro absurdo naturalmente evocará os poderosos sentimentos de frustração e raiva. Uma coisa é perder a sua variação de golpes tradicional, mas outra é errar bisonhamente um número extraordinário de bolas fáceis. Isso vai requerer algum esforço e força de vontade para resistir às demandas do seu sistema emocional de atirar sua raquete sobre o alambrado. Mas, é necessário resistir.

O primeiro passo na direção da salvação é aceitar o fato de que esse é um daqueles dias desastrosos. Isso não significa que não haja nada que você possa fazer, porém também não significa que você não possa esperar que seu jogo volte ao normal. Você pode, contudo, diminuir sua taxa de erros e manter-se funcional na partida com concentração, disciplina emocional e um plano de jogo modificado.

RETOME O CONTROLE

Seu plano de jogo precisa se tornar mais mecânico e conservador do que o normal. Resista ao estímulo de ser criativo ou repleto de truques na hora de escolher os golpes. Isso levará a erros. Em vez disso, bata mais na cruzada e tente menos winners na paralela. Tire um pouco de força do primeiro saque e coloque uma porcentagem maior de serviços em quadra. Incorpore mais margens em todos os golpes, ficando mais longe da rede e das linhas do que o normal. Esteja preparado para vencer mais por desgaste do adversário do que por meio de grandes golpes. Presuma que você terá que correr mais do que o usual e que os pontos durarão mais. É preciso estar determinado a trabalhar mais duro, mental e fisicamente, para esfacelar o seu oponente. Se você quiser tentar matar o ponto, é melhor fazer isso atacando a rede, presumindo, óbvio, que você é capaz de volear e smashar.

Concentre-se nos fundamentos dos golpes: olhar a bola, chegar na posição da batida com antecedência, manter as mãos relaxadas, usar o giro de tronco e pernas para mover a raquete - essas coisas que você faz automaticamente como parte de seus hábitos funcionais. Geralmente você não precisa pensar nisso. Mas quando seu sistema nervoso está fora do prumo, é preciso fazer esse processo mais conscientemente. Isso significa muito esforço mental, porém você só pode fazer isso se estiver suficientemente determinado. E você não pode relaxar na concentração por um instante sequer até que a partida termine. No segundo que relaxar, começará a errar novamente. Dessa forma, nenhuma liderança é suficiente para que você relaxe a vigilância.

Esse jeito de pensar consome muita energia mental e mesmo que isso não faça você jogar maravilhosamente bem, manterá o seu jogo dentro dos padrões aceitáveis. Não será tão relaxante ou divertido quando jogar no piloto automático, mas lhe dará a chance de vencer uma partida que, de outra forma, perderia. Ou seja, não é um mau negócio.


Você pode diminuir sua taxa de erros e manter-se funcional na partida com concentração, disciplina emocional e um plano de jogo modificado

From Tennis Magazine. Copyright 2012 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Allen Fox

Publicado em 22 de Junho de 2012 às 08:16


Instrução - Mental

Artigo publicado nesta revista

A redenção de Maria

Revista TÊNIS 105 · Julho/2012 · A redenção de Maria

Confira os bastidores dos títulos de Nadal e Sharapova em Roland Garros