Firme e forte

Federer avança às quartas em apenas 68 minutos de jogo

Em Monte Carlo, suíço passou fácil por espanhol cabeça de chave número 14


Recém-recuperado de uma cirurgia no joelho, o suíço Roger Federer mostrou mais uma vez que está em plena forma física e com total ritmo de jogo. Em partida disputada na tarde desta quinta-feira, o terceiro melhor tenista da atualidade conseguiu sua segunda vitória tranquila no ATP Masters 1000 de Monte Carlo. Diante do espanhol Roberto Bautista Agut, ele cravou parciais de 6/2 e 6/4 e se garantiu nas quartas de final da competição.

Com duração de apenas 1h08, o cabeça de chave número três mostrou o porquê de já ter ocupado o topo do ranking mundial. Logo no começo da partida, Federer conseguiu quebrar o serviço adversário e manter a vantagem, que ainda seria ampliada, até o final do set. Tranquilo, obteve um aproveitamento de primeiro saque superior a 81% e converteu quatro aces.

No segundo set, Bautista voltou mais firme e teve a chance de quebrar o suíço, mas acabou desperdiçando a oportunidade em um dos três break points salvos pelo rival. Embora o confronto estivesse mais equilibrado e tenha ficado tudo igual no oitavo game, Federer ainda era superior em quadra. No momento crucial, o tenista de 34 anos abriu vantagem e sacou para o jogo, cravando a vitória em seu segundo match point.

Tsonga está em busca de seu terceiro título em Masters 1000

A quinta vitória sobre Bautista garantiu que o suíço continuasse firme em seu retorno ao circuito profissional. Sem jogar desde o Australian Open, Federer venceu o também espanhol Guillermo Garcia-Lopez na estreia; e tem como próximo adversário o francês Jo-Wilfried Tsonga, que venceu seu compatriota Lucas Pouille por duplo 6/4, em 1h36 de jogo.

No retrospecto geral, Federer possui ampla vantagem frente Tsonga: em 16 encontros, foram 11 vitórias e apenas cinco derrotas para o nono do ranking ATP. Em busca de sua quinta final em Monte Carlo, o suíço pode ter o caminho mais simples ao título que lhe é inédito, já que a eliminação precoce de Novak Djokovic reservou como possíveis futuros adversários o francês Gael Monfils (16º) e o espanhol Marcel Granollers (67º).

Da redação

Publicado em 14 de Abril de 2016 às 16:28


Notícias ATP Masters 1000 de Monte Carlo Roger Federer Roberto Bautista Agut Jo Wilfried Tsonga