Desejo

Federer admite erros em 2013, mas nega aposentadoria e sonha com Olimpíadas do Rio


Basileia (Suíça) - O ano de 2013 está chegando ao fim e Roger Federer tem consciência de que deixou a desejar em resultados. Campeão de apenas um torneio (ATP 250 de Halle) e sem nenhuma final de Grand Slam (semifinal no Australian Open, quartas em Roland Garros, segunda rodada de Wimbledon e oitavas no US Open), o tenista de 32 anos despencou no ranking e foi ao 6o lugar. De quebra, está ameaçado de não se classificar para o ATP Finals de Londres, em novembro.

Federer procura o tão sonhado ouro olímpico em simples e a última chance pode ser no Rio/2016

Em tom de reflexão, Federer admitiu que não deveria ter jogado muitos torneios ao longo de 2013. "Disputei partidas que não deveria ter jogado. Deveria ter desistido de jogar em Indian Wells (em março) antes das quartas de final (jogo em que perdeu para Rafael Nadal), e, neste verão (para o hemisfério Norte), não deveria ter disputado os torneios de Hamburgo e Gstaad", disse o suíço, que usou esses dois eventos para testar uma raquete de cabeça maior.

No entanto, mesmo com tantas decisões erradas pelo caminho, Federer não pensa em aposentadoria. Para o campeão de 17 Grand Slams, jogar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, é um desejo bem forte nas suas pretensões.

“Enquanto meu corpo e espírito estiverem dispostos a viajar, fico feliz de fazer o que faço. Ainda jogarei por algum tempo, e não são seis meses difíceis que me fizeram mudar de opinião. Disputar os Jogos Olímpicos do Rio é algo que eu gostaria de realizar. Isso não quer dizer que eu encerrarei minha carreira lá, ou antes disso. É apenas uma ideia”, disse Federer, que foi medalhista de ouro em duplas nos Jogos de Pequim/2008 e prata em simples na de Londres/2012.

O jogador da Basileia se prepara para os dois últimos eventos antes do ATP Finals para selar sua classificação para Londres. A partir dessa semana, Federer joga em casa, na Basileia, e na próxima semana encara o Masters 1000 de Paris.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 21 de Outubro de 2013 às 15:52


Notícias Roger Federer negação aposentadoria desejo disputa Olimpíadas Rio de Janeiro 2016 erro planejamento torneios