Especial top 10

Expectativas para 2009

10 momentos de 2008


1. Nadal vence Wimbledon

Após quase 5 horas de um jogo considerado por muitos como o melhor da história, Rafael Nadal venceu Roger Federer em seu piso predileto e impediu que o suíço superasse o recorde de cinco conquistas consecutivas de Bjorn Borg.

2. Despedida de Guga em Sauípe, Florianópolis e Roland Garros

Gustavo Kuerten resolveu se aposentar e emocionou fãs do mundo todo em suas despedidas. Primeiro, chorou em cadeia nacional no Brasil Open. Depois, levou os conterrâneos às lágrimas em Santa Catarina. Por fim, foi homenageado pelo mundo em uma bela festa na quadra central de Roland Garros.

3. Nadal assume o número um

Depois da derrota em Wimbledon, Federer não manteve o mesmo ritmo e viu Nadal deslanchar. O ouro olímpico do espanhol corou sua ascensão ao topo do ranking, lugar cativo do suíço há quatro anos.

4. Serena volta ao topo

Cinco anos após ter sido número um do mundo, Serena Williams voltou a liderar o ranking feminino. A conquista do US Open diante de Jelena Jankovic alçou-a à ponta por pouco tempo, antes de a sérvia assumir a posição.

5. Espanha vence a Copa Davis

Jogando fora de casa, sem Rafael Nadal, e sobre um piso que não era o predileto de seus tenistas, a equipe do técnico Emilio Sanchez calou a multidão de argentinos em Mar del Plata e levou um título improvável.

#Q#

6. Djokovic conquista o primeiro Grand Slam

A temporada começou dando a impressão de que Novak Djokovic se intrometeria entre Federer e Nadal. O sérvio venceu o Aberto da Austrália com autoridade, derrotando o suíço na semifinal e o incrível Jo-Wilfried Tsonga na decisão.

7. Federer ganha o US Open pela quinta vez seguida

Desacreditado após a perda da liderança do ranking, Federer recuperou seu prestígio ao vencer o US Open pela quinta vez seguida. Vibrando como nunca fez antes, venceu jogos duros e provou que ainda lhe sobra talento.

8. Ivanovic vence Roland Garros

Em 2007, Ana Ivanovic, ainda promessa, pouco fez diante de Justine Henin na final do Aberto francês. E a musa começou 2008 perdendo outra decisão de Grand Slam, na Austrália, para Maria Sharapova. Mas, a redenção ocorreu na França, diante de Dinara Safina. O título lhe valeu o número um.

9. Henin se aposenta

Em meados de maio, o tênis feminino é pego de surpresa. A belga Justine Henin, de apenas 25 anos e número um do mundo, resolve abandonar o tênis, dizendo que queria ser feliz fora das quadras.

10. Nadal é tetracampeão em Paris, com direito a show

Imbatível no saibro, Rafael Nadal provou, mais uma vez, que ninguém está à sua altura nesta superfície. Na final de Roland Garros, humilhou Roger Federer, que conseguiu fazer apenas quatro games em três sets.

Da redação

Publicado em 22 de Dezembro de 2008 às 08:27


Especial

Artigo publicado nesta revista