Golpes

Esquerdas plásticas e eficientes

Os golpes de backhand de Robredo e Almagro são clássicos, de uma mão, que requerem grande precisão


Preparação

Como no golpe de forehand, os fundamentos da esquerda de uma mão são os mesmos: preparação rápida da cabeça da raquete (para trás, alta) e giro de tronco e ombros (com o ombro direito apontado para a bola).

Perceba como Robredo encaixa melhor a perna direita na frente do corpo para executar o golpe. Essa é uma característica de quem bate a esquerda com uma mão: sempre que tiver tempo, ajuste a base do corpo na perna direita (no caso dos destros, óbvio). No caso, Almagro está golpeando com as pernas um pouco mais juntas, com apoio dividido.

Contato

Contato com a bola sempre em frente ao corpo e início da transferência de peso. Reparem, porém, que a bola de Robredo não está exatamente no centro da cabeça da raquete, pois está na corrida e não teve tempo de fazer um golpe perfeito. Contudo, o fundamento está correto.

Terminação

Notem que, ao contrário do forehand, a terminação de ambos é bastante acentuada, mas, neste caso, mais com trabalho do braço, em um movimento mais tradicional do que o de forehand. Somente no final é que você vê o punho dando uma "chicotada" na bola. Estas esquerdas são verdadeiras aulas de tênis. Perceba o braço direito subindo acima do ombro e o esquerdo indo ao seu encontro na direção contrária, como se fosse um "alongamento".

No caso do Robredo, dá até para reparar, pela boca, como ele solta o ar. É como um golpe de boxe, em que toda a sua força, energia, você descarrega em cima da bola.

Conclusão:

Os backhands de uma mão de Almagro e Robredo são golpes muito clássicos, "aulas de tênis". Como os forehands, são plásticos, bonitos de se ver, versáteis, mas requerem bastante atenção na execução.

Marcelo Meyer

Publicado em 2 de Março de 2009 às 10:46


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista