Volta tudo?

Errou na contagem ou na ordem de sacar? Saiba o que fazer

Veja e entenda o que a regra da ITF diz para ser feito quando esses equívocos acontecem


O jogo está tenso. Tiebreak. Você vai para o saque. Faz um ace. De repente, seu adversário exclama: “Peraí! Mas quem devia ter sacado era eu!” Você logo percebe que ele está certo. No nervosismo da partida, você, sem perceber, pegou a bola e sacou fora de ordem. Ele então prontamente diz: “Vamos voltar o ponto!” Em um primeiro momento, você pode até concordar, mas o que diz a regra?

O tópico 27 do livro de regras da Federação Internacional de Tênis define: “Como princípio, quando um erro em relação à regras é descoberto, todos os pontos previamente jogados devem ser mantidos”. Isso já revela que a orientação a ser seguida no caso exposto não é a proposta por seu adversário.

Pelo livro de regras, se vocês descobriram um erro, ele deve ser sim corrigido, porém, a partir do próximo ponto. Como assim? Nesse caso, quando você sacou e ganhou o ponto, mas a vez de sacar era do seu adversário, que só percebeu o erro após a jogada ter sido disputada, este ponto definitivamente é seu. Se, pela ordem original, seria você a sacar no próximo ponto, você sacará para corrigir o equívoco feito anteriormente. Ou seja, vocês não trocarão a ordem dos sacadores para “ajustar” o erro.

Essa regra vale também para as situações em que você, por exemplo, se engana na contagem e saca do lado errado. Digamos que o game está 30/30, mas você sacou no lado da vantagem e fez o ponto. Se perceber o erro, você executará o próximo saque novamente no lado da vantagem com o placar em 40/30. Vale lembrar um detalhe, porém: caso você tenha executado um primeiro serviço para fora e, antes de ir para o segundo saque, tenha percebido que está sacando do lado errado, você deve fazer a correção imediatamente, mudar de lado e sacar um segundo serviço. Isso mesmo, um primeiro saque errado também não volta.

A questão da descoberta do equívoco vale ainda para quando você percebe que a ordem dos sacadores está errada nos games ou no tiebreak. Por exemplo: você e seu adversário esqueceram de mudar de lado numa das viradas de game. Tão logo se perceba o erro, deve ser feita a mudança de lado, mas o placar permanece. O mesmo vale para quando os jogadores esquecem de mudar de lado durante o tiebreak (a cada seis pontos disputados).

Quando muda a ordem?
Mas vamos supor, por exemplo, que você tenha se equivocado e sacado um game inteiro quando, na verdade, era a vez do adversário. O que fazer? Nesse caso específico, mantém-se a ordem alterada e seu oponente deve sacar o próximo game, não você. O mesmo vale para uma disputa de tiebreak, no entanto, somente quando a disputa está em um número ímpar de pontos. Caso o erro na sequência dos sacadores tenha sido descoberto com a disputa após um número par de pontos ter sido jogado, altera-se a ordem dos sacadores para a original. Neste caso, se o equívoco foi percebido após um dos tenistas já ter dado um primeiro saque para fora, essa falta não será mantida e o oponente terá direito a dois serviços como em todos os pontos.

E nas duplas?
As regras citadas acima valem também para as duplas. Caso a ordem dos sacadores de uma mesma dupla tenha sido invertida durante um game, faça a alteração imediatamente após a descoberta do erro. Mais: se o equívoco foi percebido após um erro de primeiro serviço de seu parceiro, você só terá mais uma tentativa para acertar o saque.

Se, contudo, o erro ocorreu na hora de receber o saque, ou seja, os parceiros inverteram os lados, esse posicionamento deve ser mantido até o final do game e a alteração só será feita no próximo game em que eles forem os recebedores.

 

LEIA MAIS
Quais são as regras de conduta que um tenista deve seguir?
Entenda como funciona o ensino piramidal
Saiba o que fazer quando não há espaço entre a linha e a marca da bola
Como perceber se os pequenos tenistas têm talento para o esporte?

Arnaldo Grizzo

Publicado em 14 de Julho de 2016 às 09:44


Notícias Tênis Regra Contagem errada Sacador errado