Singularidades

Entenda como funciona a IPTL

Competição que reúne estrelas do tênis acontece entre os dias 2 e 11 de dezembro


Caracterizada por seu clima descontraído, a International Premier Tennis League pode ser considerada uma grande festa de encerramento de temporada – e a terceira edição começa já nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro. Mais enxuta que em 2015, a competição deste ano contará com apenas quatro times (Indian Aces, Japan Warriors, OUE Singapore Slammers e UAE Royals) e três países sedes (Japão, Singapura e Índia). Cada equipe possui sete ou oito tenistas, com mulheres, homens e “lendas vivas” do esporte.

Na primeira fase da IPTL, os jogadores representarão seus times em três etapas no formato round robin, cada uma delas disputada em um dos três palcos escolhidos pra disputa: Saitama Super Arena, Singapore Indoor Stadium e Gachibowli Indoor Stadium. Ou seja, cada equipe jogará pelo menos oito partidas. Independente dos resultados iniciais, cada confronto sempre terá cinco sets. Baseado, então, na porcentagem de games vencidos e perdidos, as duas melhores se classificam para a final, no próximo dia 11.

Em 2015, o Singapore Slammers, de Marcelo Melo, foi campeão

Caso haja um empate na definição do segundo lugar, a equipe que tiver mais vitórias sobre a rival avança. Se não houver vantagem alguma neste quesito, aquela que tiver ganhado mais games nestes confrontos avançará na competição. Se por ventura a disputa se mantiver igualada, serão levadas em conta as margens alcançadas nas vitórias head-to-head. Por fim, em uma quase impossível coincidência, o segundo finalista será definido pela sorte, em uma simples disputa de cara ou coroa.

Agora, se durante o jogo quaisquer duas equipes empatarem em 5-5, um 13-tie-break é disputado, sendo que o primeiro a conquistar sete pontos leva o game em questão. Se no quinto set os dois times estiverem empatados em número de games ganhos, o Super Shoot-Out entra em ação. Disputado por simples masculino, ele funciona como uma espécie de tie break de 19 pontos. A principal diferença, porém, é que para vencê-lo e levar a partida não é necessário abrir dois pontos de vantagem.

Se julgarem necessário, cada time tem direito a fazer uma substituição por set. Nas partidas de duplas, qualquer jogador pode entrar em quadra. Já nos confrontos de simples, o único jogador que não poderá substituir outro será o “lendário”. Por fim, no set disputado entre lendas do tênis, somente outro tenista categorizado como tal poderá substituir aquele previamente escalado. Em caso de lesão e falta de suplentes, o time perde o set e o adversário recebe seis games – sem descontar do rival e ainda que ele tenha vencido algum.

>> Confira aqui os times completos da IPTL 2016

Da redação

Publicado em 1 de Dezembro de 2016 às 15:21


Notícias International Premier Tennis League IPTL 2016