Espanha em quadra

Em jogo duro, Verdasco bate Nadal na estreia em Melbourne

Após quatro horas, cabeça de chave número cinco cai diante de conterrâneo


Apesar de ter feito a final do ATP 250 de Doha no começo de janeiro, pode-se dizer que Rafael Nadal teve um flashback da ruim temporada de 2015. Em jogo que começou na madrugada e invadiu a manhã desta terça-feira, o espanhol estreou no Australian Open com derrota para seu compatriota Fernando Verdasco.

Refletindo um grande jogo, o equilibrado duelo espanhol durou 4h12 e foi decidido somente no quinto set em parciais de 7/6 (8-6), 4/6, 3/6, 7/6 (7-4) e 6/2. Verdasco demonstrou mais agressividade que o tenista de Mallorca e conquistou, por exemplo, 90 winners contra apenas 37 de seu adversário, além de prevalecer nos momentos decisivos da partida.

Se não fosse o aproveitamento dos pontos de saque abaixo do que Nadal é capaz de alcançar, talvez o desfecho do confronto tivesse sido diferente. Apesar da superioridade em quadra e de sair por isso vitorioso, Verdasco cometeu muitos mais erros não forçados que o “touro”: foram 91 contra 38.

Agora, pela segunda rodada do Australian Open, o madrilenho 40º do ranking ATP vai encarar o israelense Dudi Sela. O dono da 101ª posição vem de vitória sobre o alemão Benjamin Becker por 3 sets a 1 em parciais de 6/1, 6/3, 2/6 e 6/2.

Esta é a segunda vez que Nadal perde precocemente em um Grand Slam, desde que começou a disputa-los, em 2003. Há três anos, em Wimbledon, ele também foi eliminado na primeira rodada. Na ocasião o belga Steve Darcis o venceu em três sets seguidos. 

Da redação

Publicado em 19 de Janeiro de 2016 às 14:02


Notícias Australian Open AUSOpen Rafael Nadal Fernando Verdasco