Bollettieri

Em busca de velocidade

O tênis profissional pede jogadores cada vez mais atléticos e rápidos. Mas tenistas amadores não precisam ficar para trás


Ron C. Angle/TPL

Andre Agassi não era o jogador mais rápido do mundo, mas, conseguia, como ninguém, pegar a bola na subida e colocar seus adversários para correr

A QUADRA DE TÊNIS ESTÁ FICANDO MENOR. Hoje em dia, especialmente no circuito profi ssional masculino, os ralis são cada vez mais longos e a recuperação absurda. Os melhores tenistas batem com toda sua força do corredor de duplas ou mesmo de fora deles às vezes para dar winners - quando estão jogando simples.

Por quê? Porque a força e o físico são mais importantes do que nunca nesse esporte, e essa tendência parece ter chegado para fi car. Para um tenista amador, isso pode ser desanimador. Você provavelmente está pensando: "Eu não sou tão rápido e nunca vou conseguir ser". Mas há mais de uma maneira de ser rápido e você pode melhorar sua rapidez em quadra com um pouco de prática.

POSICIONAMENTO

Se seu trabalho de pés não é bom, você pode compensá-lo com um bom posicionamento em quadra. Encontre uma posição que funcione para você. Por exemplo, se você bate muito forehand inside-out e inside- in, deve fi car à esquerda da marcação central da linha de base e forçar seu oponente a bater um backhand paralelo, um dos golpes mais difíceis do tênis. Tente fi xar sua posição com antecipação e dite os pontos de onde você está mais confortável.

ANTECIPAÇÃO

Preste atenção em seu adversário. Ele gosta de dar drop-shots? Quão frequente é o slice dele? Ele gosta de bater bolas altas ou batê-la plana? Em quais situações ele tende a realizar qualquer um desses golpes? Se você perceber os padrões e hábitos do jogador que está do outro lado da quadra, assim como a forma com que ele reage aos seus golpes, conseguirá pular algumas etapas e chegar até a bola mais rapidamente.

BATA NA SUBIDA

Andre Agassi não era o jogador mais rápido do mundo. Então, o que ele fazia? Ele batia na bola bem cedo, logo que ela ascendia e, por isso, sua devolução chegava ao oponente antes que ele tivesse tempo de se recuperar. O resultado? Agassi sempre manteve sua posição no meio da quadra enquanto seu adversário corria feito louco. Para fazer isso, encurte seu backswing e fi que em um apoio aberto ou semi-aberto. Se você der ao seu oponente menos tempo para se mover batendo na bola na subida, não terá que se mexer muito e o jogo lhe parecerá lento.

GEOMETRIA

Até os jogadores mais rápidos podem parecer lentos se escolherem o caminho errado para chegar à bola. Pegue a rota mais curta possível para chegar aonde precisa. Se seu adversário bate uma bola boa, você terá que correr em paralelo à linha de base ou correr com uma pequena angulação da linha de base da quadra e da bola. Mas se tiver tempo, pratique uma corrida até a bola de forma que você ande para os lados e em direção à bola ao mesmo tempo. Isso vai poupar tempo e colocar pressão no seu oponente

From Tennis Magazine. Copyright 2012 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Nick Bollettieri

Publicado em 24 de Abril de 2012 às 11:09


Especial

Artigo publicado nesta revista