Eles não vêm para brincar

Grand Champions Brasil chega à quarta edição e participantes mostram que não perderam o espírito competitivo


Luiz Cândido/AlphaImagem

Quando se pensa em circuito de veteranos, logo vem à mente de muitas pessoas que são exibições brincalhonas em que grandes nomes do passado ficam fazendo macaquices para mostrar habilidades desgastadas pelo tempo. No entanto, essa não é o caso no circuito da ATP, que possui uma etapa no Brasil, o Grand Champions Brasil. De 13 a 16 de maio, novamente o WTC sediou o evento (havia sido palco da disputa de 2008 quando Pete Sampras esteve no País pela primeira vez), que reuniu "jovens veteranos" como o francês Guy Forget, 45 anos, o sul-africano Wayne Ferreira, 38, e o sueco Thomas Enqvist, 36, por exemplo.
A grande atração deste ano foi o russo Yevgeny Kafelnikov, 36, que voltou a empunhar uma raquete depois de longo tempo parado. Apesar de muito mais gordo do que na época em que atuava, ele ainda mantém o mesmo estilo de bolas retas e espetaculares devoluções de saque que o tornaram número um do mundo em 1999.

O evento de 2010 foi totalmente fechado, com público selecionado, que pôde acompanhar belas partidas. Todas muito disputadas, pois os tenistas jogaram seriamente. O público, obviamente, queria ver Kafelnikov na final. No entanto, apesar da força de suas bolas, o russo parou na leveza de Forget, que, aos 45 anos ainda tem grande agilidade.
O capitão da equipe francesa da Copa Davis acabou fazendo a final com Enqvist (capitão do time da Suécia). Em uma partida de alto nível técnico, o sueco repetiu o título do ano anterior. Em 2009, ele venceu Fernando Meligeni, quando o torneio foi realizado no clube Hebraica. Com Enqvist não há espaço para brincadeira, tanto que ele é o líder do ranking do circuito de Másteres da ATP e a mídia sueca até já cogitou sua volta às quadras. "Estou muito contente por ser bicampeão do torneio e de ainda estar jogando bem, mas não penso em voltar a jogar profissionalmente," declarou. Já Forget está animado para ser convidado novamente em 2011: "Vocês têm sol, calor, praias incríveis e mulheres lindas. Por isso adoro o Brasil! Espero que me chamem para participar do torneio no ano que vem".

#Q#

Juvenis aprendem

Durante os dias do Grand Champions, a Confederação Brasileira de Tênis reuniu oito tenistas juvenis para uma disputa em quadra paralela ao evento principal e também para aprender com o convívio com expoentes do tênis. Eles puderam bater longos papos com Forget, por exemplo. Além disso, tiveram palestras sobre diversos aspectos importantes de uma carreira no tênis com profissionais gabaritados como Ricardo Takahashi, fisioterapeuta do time brasileiro da Copa Davis.
Em quadra, os garotos duelaram por passagens áreas para disputar torneios. Os finalistas foram dois Felipes: Gigliotti e Frias. O primeiro sagrou-se campeão ao derrotar Frias por 7/5 e 6/0. Assim, ganhou uma passagem para os Estados Unidos. O vice recebeu um ticket para algum país da América do Sul. Em 2008, o torneio juvenil foi conquistado por Ídio Escobar, e em 2009 por Thiago Pinheiro.


Arnaldo Grizzo

Publicado em 15 de Junho de 2010 às 09:49


Torneio

Artigo publicado nesta revista

Nadal - Grand Slam da terra

Revista TÊNIS 81 · Julho/2010 · Nadal - Grand Slam da terra