<b>desafio </b>

Duelo de musas

A maior estrela do tênis feminino dos últimos anos vem ao Brasil para uma bela exibição


fotos: Ron C. Angle

SENHORAS E SENHORES, com vocês, Maria Sharapova! A frase, claro, é uma brincadeira com o tradicional jargão utilizado por apresentadores de grandes eventos em todo o mundo. Porém, para a sorte dos fãs brasileiros, ela poderá muito bem ser utilizada no próximo dia 5 de dezembro.

O que todos aguardavam, finalmente irá acontecer. Atualmente a maior estrela do tênis mundial (não necessariamente por resultados, mas, principalmente, por tudo que representa fora das quadras), Sharapova anunciou que fará uma turnê na América do Sul no final do ano e, para nossa sorte, entre seus destinos estará o Brasil. Uma verdadeira celebridade, na mais fiel concepção da palavra, a musa russa costuma atrair uma legião de admiradores por onde passa. Em São Paulo, onde se apresentará para um seletíssimo grupo de 800 convidados na Fazenda Boa Vista - próxima à capital -, certamente não será diferente.

No 5o dia de dezembro, mais precisamente às 12h30, Sharapova exibirá todo o tênis que a levou a três títulos de Grand Slam e ao topo do ranking mundial, em uma arena coberta e climatizada especialmente para recebê-la. Curiosamente, sua adversária será justamente a que lhe proporcionou a derrota mais sofrida da temporada - na segunda rodada de Wimbledon, torneio em que a russa pretendia seguir forte rumo ao bicampeonato.

Igualmente bela, mas longe de ter o mesmo "status de pop-star", caberá à argentina Gisela Dulko a tarefa de surpreender a grande estrela e principal favorita do desafio que será visto por poucos, porém sortudos, espectadores. Para os fãs de tênis que não tiverem essa inesquecível oportunidade, resta a chance de assistir ao duelo de musas no conforto de suas casas, já que o evento terá cobertura exclusiva de um canal por assinatura da TV brasileira.

#Q#

fotos: Ron C. Angle

A expectativa, como não poderia deixar de ser, é de euforia e furor com a chegada de Sharapova à capital paulista. Direto do Chile, de onde estará vindo justamente da outra partida que fará com Gisela nesta turnê sul-americana, a russa desembarca em São Paulo no dia 3 de dezembro, e deve ter recepção pomposa no aeroporto de Guarulhos.

A partir daí, a agenda da ex-número um do mundo provavelmente promete ser cheia durante sua passagem pelo Brasil. No dia seguinte de sua chegada, deve se reunir com a imprensa em um shopping de alta classe da zona-sul da cidade, onde responderá, certamente, a inúmeras dúvidas e curiosidades dos jornalistas.

O contato com o público, nesses casos, costuma ser bastante restrito. Mas, de consolo, a chance de ver de perto uma das mais belas atletas de toda a história deverá ficar marcada na memória dos felizardos que tiverem essa oportunidade.

Outra musa já esteve por aqui

Esta não será a primeira vez que o Brasil recebe uma musa do tênis mundial. Compatriota de Sharapova, Anna Kournikova também já apareceu por aqui. Apesar de sempre criticada pela falta de dedicação à carreira de tenista, preterida pela de modelo, a bela loira exibiu por duas vezes seu tênis (e, principalmente, sua beleza) em quadras brasileiras. Em 2000, ainda no auge, ela duelou com a parceira de duplas e amiga Martina Hingis - suíça que dominou o circuito no final dos anos 1990 e era líder do ranking na época - em uma quadra montada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Cinco anos depois, voltou ao País, desta vez para duelar contra a mesma Hingis em uma arena instalada na bela e popular praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Na ocasião, contudo, uma bolha em sua delicada mão fez com que a apresentação durasse bem pouco e frustrasse a plateia.

Clínica com a nossa Maria

Se os que acompanham o tênis atual estarão comemorando a chance de ver de perto uma das maiores estrelas da atualidade, os fãs que conhecem o esporte de longa data também terão motivos para festejar. No domingo pela manhã, no mesmo dia do esperado desafio entre a russa e a argentina, está programada uma clínica com a nosmusas sa "Maria", Maria Esther Bueno, que dará algumas valiosas dicas aos que, talvez inspirados por nomes como Sharapova, estão iniciando sua vida no esporte da raquete e da bolinha. Sempre preocupada em realizar o melhor serviço ao leitor, a Revista TÊNIS logo se prontificou a descrever, com detalhes, cada uma das duas musas que duelarão nas quadras brasileiras. Nas páginas a seguir, mostramos como está o retrospecto de confrontos entre as duas, além de destacar um perfil sobre os principais momentos da carreira destas belas tenistas. Esperamos que você aproveite.

Head-to-head

San Diego, 2004
Maria Sharapova (RUS) v.
Gisela Dulko (ARG) 6/0 e 6/1

Doha, 2005
Maria Sharapova (RUS) v.
Gisela Dulko (ARG) 6/1 e 6/1

Wimbledon, 2009
Gisela Dulko (ARG) v. Maria
Sharapova (RUS) 6/2, 3/6 e 6/4

José Eduardo Aguiar

Publicado em 10 de Novembro de 2009 às 14:55


Notícias

Artigo publicado nesta revista