Vizinhos e rivais

Djokovic vence sua 90ª final e volta a se isolar como maior vencedor de Masters 1000

Sérvio derrotou o britânico Andy Murray em batalha travada na tarde deste domingo


Número um do mundo, o sérvio Novak Djokovic anotou mais um título em sua longa lista de triunfos. Em partida disputada na tarde deste domingo, o principal cabeça de chave do Masters 1000 de Madri superou seu vizinho de ranking Andy Murray por 2 sets a 1 com parciais de 6/2, 3/6 e 6/3, após 2h06 de confronto. Se não bastasse consagrar-se bicampeão do torneio madrileno (2011 e 2016), o resultado também garantiu que Nole voltasse a ser o maior vencedor da categoria (com 29 troféus) e deixasse o espanhol Rafael Nadal novamente em segundo lugar.

O início do jogo enganou quem achava que o líder da ATP teria um caminho fácil pela frente. Embora Djokovic tenha dominado amplamente seu rival e conquistado o primeiro set em apenas 31 minutos, Murray reagiu no segundo e fez com que seu adversário errasse mais. No terceiro e último set, o sérvio até abriu 2/0, mas viu sua vantagem ir embora em seguida e só assegurar a vitória depois de ter um match point salvo e jogar o 12º game por 12 minutos. Numericamente, vale destacar o melhor aproveitamento de saque por parte do vencedor (67% a 59%) e o bom serviço de Murray, que lhe rendeu dez aces (contra apenas dois do rival).

As semifinais

Murray x Nadal
Finalistas no ano passado, o britânico Andy Murray e o espanhol Rafael Nadal reescreveram história bastante parecida no saibro da Caja Mágica, no último sábado. Repetindo o feito de 2015, o vice-líder do ranking derrotou o canhoto de Mallorca - desta vez por parciais de 7/5 e 6/4, em 2h11 de confronto. Apresentando um excelente serviço na quadra central, o cabeça de chave número dois converteu oito aces e obteve um melhor aproveitamento de saque. Mais agressivo, Murray conseguiu quebrar seu rival em duas oportunidades e se esquivar do tie break no primeiro set. Para fechar o jogo, o então campeão contou com inúmeros erros não forçados de seu adversário.

Djokovic x Nishikori
Deixando para trás seu mau desempenho em Monte Carlo, o sérvio Novak Djokovic se classificou para a grande decisão do Masters 1000 de Madri após vencer o japonês Kei Nishikori por parciais de 6/3 e 7/6 (7-4), em 1h59 de jogo. A vitória pareceu que viria tranquila, até o oitavo game do segundo set, quando o principal cabeça de chave da competição cometeu seguidos erros não forçados e desperdiçou quatro match points. Na disputa do tie break, Djoko largou na frente, cedeu o empate e voltou a confirmar seu favoritismo, mantendo sua invencibilidade no saibro diante do sexto melhor tenista da ATP.

Da redação

Publicado em 8 de Maio de 2016 às 20:52


Notícias Masters 1000 de Madri Madri Open Novak Djokovic Andy Murray Kei Nishikori Rafael Nadal