Serena não gostou

A polêmica que derrubou o diretor de Indian Wells e envolveu Djokovic

Comentários considerados "sexistas" causaram reação das mulheres e culminaram na renúnica de Raymond Moore


O CEO e diretor executivo do BNP Paribas Open, Raymond Moore, renunciou aos seus cargos depois de falas polêmicas. Anunciada pelo proprietário do torneio de Indian Wells, Larry Ellison, a saída, que aconteceu logo no início desta semana, foi consequência de declarações consideradas "sexistas", dadas por ele no domingo durante conversa com a imprensa.

Na ocasião, Moore disse que em sua próxima vida gostaria de ser parte da WTA “porque se aproveitam do sucesso dos homens, não tomam nenhuma decisão e são afortunadas. Muito afortunadas”. E completou: “Se eu fosse uma mulher tenista, me ajoelharia toda noite e daria graças a Deus pelo nascimento de Roger Federer e Rafael Nadal. Eles são os que carregam o peso deste esporte”.

As falas – como era de se esperar – não agradou às tenistas Serena Williams e Victoria Azarenka, finalistas da competição californiana. “Acredito que esses comentários são equivocados e muito, muito incertos”, opinou a número um do mundo. Com igual posicionamento, a bielorrussa disse: “Acredito que é um problema que acontece no mundo todo. Não só no esporte, mas também nos negócios. Precisamos falar de igualdade. Não se escutam coisas assim sobre os homens”.

O comunicado oficial foi publicado no próprio site da competição: “Tive a oportunidade de falar com Raymond Moore e ele me disse que decidiu abdicar de suas funções como CEO e diretor do torneio de forma imediata”, anunciou Ellison. “E eu compreendo totalmente sua decisão”, acrescentou.

“Aproximadamente há 50 anos, Billie Jean King começou sua histórica campanha por um tratamento igualitário entre homens e mulheres no tênis. Graças à sua herança, Martina Navratilova, Venus Williams, Serena Williams e tantas outras ótimas atletas alcançaram tamanho sucesso”.

“Tenho orgulho de dizer que há uma década o Indian Wells e outros importantes torneios do circuito pagam o mesmo valor em prêmios tanto para homens, quanto para mulheres”, completou o proprietário do torneio, que distribuiu mais de US$ 7 milhões em premiação.


Apesar de toda a polêmica e repulsa gerada pela fala de Moore, o número um do mundo Novak Djokovic entrou no debate. Segundo o sérvio, o comentário não foi “politicamente incorreto”, mas defendeu o pagamento de maiores valores aos homens: “Honestamente, elas lutaram pelo que mereciam e conseguiram. Por outro lado, as estatísticas mostram que temos muitos mais espectadores nos jogos masculinos. Por isso, penso que deveríamos ganhar mais”. 

Da redação

Publicado em 22 de Março de 2016 às 15:57


Notícias Indian Wells BNP Paribas Open Raymond Moore Renúncia