Dicas para uma boa pré-temporada

Saiba como fazer uma preparação adequada para as competições do próximo ano


Depois de um ano inteiro de competições, sua técnica sofre mudanças, adaptações de momento que vão reduzindo a qualidade de seus golpes, a precisão, peso de bola e a soltura dos movimentos. Após um período obrigatório de descanso, realize um trabalho em que, mais que recuperar sua técnica, reflexos, força, poder de concentração e vontade de treinar e jogar, você vai evoluir em todos os aspectos.

Muitos tenistas saem de férias, algumas bem prolongadas, e retomam os treinos técnicos e físicos dias antes de reiniciar as competições. Se você é um desses, saiba que, com um pouco mais de organização do seu "ano tenístico", seu desempenho, rendimento e aproveitamento podem ser muito melhores, sem sombra de dúvida.

Para organizar o ano competitivo

1Antes de sair de férias decida:
a) Quanto tempo de férias você está precisando?
b) Quando e em que competição você pretende reiniciar o ano?

2Reserve um período para preparação de duas (mínimo) até oito semanas.

3Tenha uma boa planilha de treinos ou procure especialistas para voltar a competir com qualidade total na temporada que está por vir.

4Curta o período pré-competitivo como você curte as competições. Quando estiver cansado, lembre-se: "o trabalho me deixará melhor".

5Não pense que após uma boa pré-temporada você vai voltar vencendo todos os torneios. Isso geralmente não ocorre por duas razões fundamentais:

a) O próximo passo é readquirir o ritmo de competições.
b) Os outros também trabalharam duro.

Ron C. Angle/TPL

Divisão do treino

Agora, vamos aos treinos divididos em quatro fases ou períodos.
período básico: programação dos objetivos: técnica, mecânica, memória muscular.
período de controle e precisão: sintonia fina, timing, movimentação.
período de movimentação e ritmo: controle, movimento, aceleração.
período pré-competitivo: golpes especiais, tática, estratégia, avaliação, reforço.
saiba como fazer uma preparação adequada para as competições do próximo ano.

Período básico

Nesta fase, a memória muscular deve ser reprogramada, os movimentos dos golpes devem recuperar e ganhar fluidez, soltura. a parte mecânica (ou inconsciente) da técnica deve ser sedimentada.

No início, exercícios como aquele primeiro movimento ensinado pelo professor podem trazer ganhos inesperados, como uma melhor adaptação (ergonomia) ao material, aproveitamento da envergadura etc (foto 1).

Em seguida, reiniciar a execução dos golpes com bolas iguais, em boa posição e velocidade muito confortável. sequências de bolas lançadas com a mão permitirão a máxima exigência na técnica (foto 2). Faz-se ainda séries curtas, intervaladas e com alvos pequenos para todos os golpes, com correção imediata de falhas técnicas e exigência na precisão, mas ainda sem focar na potência (foto 3).

Artifícios como realizar golpes sobre a "bola suíça" podem ser interessantes em vários aspectos. executar o saque, por exemplo, exige um "toss" perfeito, sem ajustes finais com as pernas. para os saques "quique", o jogador perde altura, assim, deixando a rede mais alta, esse exercício ainda obriga a fazer a bola subir mais e descer mais rápido (foto 4).

Observação: Nesta fase, exercícios com repetições entre 30 e 50 batidas em ritmo lento são recomendáveis e com intervalos de 1 minuto a 1 minuto e meio para execuções sem desgaste. O maior cansaço deve ser o mental na exigência da precisão e técnica.

#Q#

Período de controle e precisão

Como potência sem controle não é nada, exercícios de controle - em velocidade mais baixa e alvos ainda exigentes - trarão ganhos para a próxima fase (foto 5).

Ter controle não significa ter regularidade. esta está associada ao mental e emocional. séries mais longas são recomendadas para associar todas as necessidades técnicas, físicas e mentais. sequências mais longas e menores espaços podem gerar uma combinação interessante para treinar mais jogadores por mais tempo em qualquer número de quadras (foto 6).

Controles específicos com movimentação em espaços curtos (com um jogador de um lado da quadra e dois de outro, por exemplo) devem anteceder a próxima fase (foto 7).

Observação: mantenha o objetivo na precisão e no número de bolas trocadas. estipular números de alvo é um ótimo exercício, sobretudo mental.


#Q#

Período de movimentação

A melhor maneira de reiniciar o trabalho de movimentação é através dos "drills" - para reduzir o estresse da fase de movimento, em que a exigência técnica, física e mental já se aproxima da realidade competitiva.

Primeiramente, trabalham-se as movimentações curtas e médias (foto 8), depois longas (foto 9).

Movimentos em todos os sentidos devem ser treinados, para a frente, para trás, em diagonal para a frente e para trás e para os lados, tanto em movimentações curtas como longas. (ver exemplo no gráfico da página ao lado).

Os primeiros exercícios de ritmo e aceleração devem manter a exigência de espaços curtos para não perder todo o trabalho desenvolvido de controle e, principalmente, precisão (foto 10).

O trabalho de ritmo com o treinador, ou parceiro, na rede, reduz o intervalo entre as batidas e fatalmente agrega movimento ao ritmo, principalmente para a frente e para trás (foto 11).

Observação: Neste caso, um número maior de séries mais curtas é o ideal, além de muita hidratação e alimentação rica em carboidratos, pois o trabalho se aproxima das necessidades das competições.

Período pré-competitivo

Agora, os treinos devem incluir as bolas de meio, como approaches e winners, e golpes especiais, como lobs, drop-shots, swing-volleys etc... Jogos de toques como "quadradinhos" e "dois quadrados" serão muito bem vindos nesta fase (foto 11).

Jogos com combinação de golpes e contagens curtas devem anteceder a hora de jogar sets (ver exemplo no gráfico).

Avaliar os erros não forçados e a qualidade dos golpes é indispensável. Nesse momento, treinos específicos para dificuldades individuais ou golpes que não chegaram à qualidade técnica desejada podem ser necessários.

Jogos de duplas ajudam muito a desenvolver a soltura e eficiência das bolas de meio, voleios, smashes, toques e lobs, além de dar ritmo de saque e devolução. reduzir os jogos no início e aumentar o intervalo pode ajudar muito no trabalho de estratégia e tática.

Um exemplo: três jogadores na mesma quadra disputando games, cada um jogará dois games e descansará um (como uma virada de lado). Durante esse período, o jogador fará anotações de como jogará os próximos dois games e avaliará os dois anteriores. É possível jogar por um hora e, após os primeiros 30 minutos, invertese a ordem do sacador, para que todos saquem e recebam entre si.

#Q#

Bons jogos

Ao término do seu programa de pré-temporada, você estará melhor que nunca e pronto para muitas vitórias. mas, lembre-se: não é apenas nas vitórias que se avalia a performance. goste de jogar e não apenas de ganhar. respeite as regras e aí sim você saberá o que é ser "tenista" de verdade.

Carlos Omaki

Publicado em 17 de Dezembro de 2009 às 09:38


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista