Beach Tennis

Dicas para jogar Beach Tennis no inverno

Temperaturas baixas não impedem você de praticar o esporte que tem a cara do verão


Colocar os pés na areia e jogar beach tennis com os amigos é um cenário, a princípio, com características de verão. E, em pleno inverno, os planos não devem mudar, já que praticar atividade física frequentemente é fundamental para a saúde em qualquer época do ano.

Temperaturas baixas exigem uma alta demanda energética do organismo na tentativa de manter o calor corporal. Portanto, além de se divertir, jogar beach tennis no inverno é uma ótima dica para aumentar ainda mais o gasto energético e se proteger do ganho de peso característico das épocas frias.

Se o berço do beach tennis é a Itália, país com temperaturas extremas, e a prática acontece durante o ano todo, aqui no Brasil, o frio não deve ser empecilho e os jogos podem acontecer normalmente durante o inverno. Enquanto na Itália existe a necessidade de cobrir a maioria das quadras no inverno como proteção do frio intenso e da queda de neve, no Brasil apenas precisamos ter alguns cuidados com o nosso corpo e com a escolha da roupa adequada. Seguem então algumas dicas.

Vestuário
Escolha tecidos leves, que não prendam os movimentos e que isolem a temperatura do corpo. Tecidos flexíveis e que aderem ao corpo são bastante indicados por deixarem menos espaço para a passagem do ar frio e por minimizarem a perda de calor. Jaquetas corta-vento são também opções de proteção em dias de muito vento ou garoa.

Proteja a cabeça com bonés ou gorros (evite o uso de lã) e os pés com meias que são normalmente usadas na hidroginástica, feitas de neoprene - material utilizado na fabricação das roupas de surf.

Aquecimento do corpo antes dos jogos
O aquecimento no inverno deve ser feito com mais atenção, já que os músculos tendem a estar mais tensos e contraídos.

  • Movimente o corpo de forma leve (caminhada ou trote) por alguns minutos e alongue os músculos.
  • Comece o bate-bola de forma mais lenta que o habitual e aumente a intensidade do exercício aos poucos.

Cuidados com a hidratação
As baixas temperaturas diminuem a percepção de sede, o que pode ser uma armadilha para o nosso corpo no inverno. Hidrate-se com água ou bebidas isotônicas antes, durante e depois de jogar beach tennis.

Cuidados pós-jogo
Durante a prática da atividade física, o corpo atinge temperaturas elevadas e, por isso, é de extrema importância a troca das roupas molhadas logo após o término dos jogos. Mesmo com o corpo aquecido e sem sentir necessidade, volte a se agasalhar.

Marcela Evangelista

Publicado em 10 de Agosto de 2016 às 10:30


Notícias