Dicas essenciais para todos os níveis de tenistas

Para todos os níveis de jogadores há diversas coisas simples que podem ser treinadas para melhorar seu jogo. Vamos ajudá-lo, de acordo com seu nível, a evoluir da maneira certa


Ron C. angle/TpL

Todos os tenistas querem melhorar, e rápido. Algumas vezes, a urgência é tão grande que nos deixa loucos o bastante para tentar qualquer coisa: uma empunhadura Western para controlar o topspin; comprar raquetes novas sem parar; um jogo de cordas diferente a cada mês. Estamos aqui para dizer que você não precisa ir além do necessário. Tornar-se melhor não é fácil, mas é menos complicado do que pode parecer no começo. Para todos os níveis de jogadores há diversas coisas simples que podem ser treinadas para melhorar seu jogo em pouco tempo e torná-lo mais divertido. Aqui está nosso guia para ajudá-lo a fazer isso agora!

1. Dicas para tenistas iniciantes

Aprenda as empunhaduras
As empunhaduras (grips) corretas são essenciais para os novatos. Se você segura a raquete corretamente, sua técnica se desenvolverá mais rapidamente. Há várias opções. Para o forehand, algo entre o Eastern e semi-Western é legal. Para o backhand de uma mão, prefiro usar o Eastern de backhand. Para os que batem com duas mãos, sua mão dominante pode segurar a raquete em qualquer posição entre Continental e Eastern de backhand, e sua outra mão deveria ficar numa empunhadura semi - Western.

Dicas de empunhaduras
Pense no esquadro
Você deveria sempre golpear a bola na sua frente e a face da raquete deveria ficar perpendicular à superfície da quadra, de frente para o alvo, durante o contato. Assim, você pode impulsionar a bola e, eventualmente, aprender a aplicar o topspin. Experimente as empunhaduras sugeridas e escolha uma que seja a mais fácil para você. Se pensar no esquadro, começará a entender quais são os grips ideais para seus golpes.

Aprenda primeiro o forehand
O forehand é o golpe mais natural para ser aprendido. Se você se mover bem, pode cobrir 2/3 da quadra com seu forehand e limitar a região em que terá que usar o backhand (geralmente o golpe mais fraco). Para fazer uma preparação (backswing) confiável, tente este exercício: comece da posição inicial (em prontidão) - voltado para a rede - segurando a raquete já com a empunhadura de forehand (sua outra mão deve ficar na garganta da raquete).

Usando bolas despressurizadas ou macias - que não quicam tão alto e nem tão rápido como as normais -, faça com que seu parceiro de treinos jogue bolas no seu forehand. Isso vai ajustar o seu golpe.

Mantenha as mãos relaxadas
Se seus braços e mãos estão tensos, você não vai produzir golpes consistentes e limpos. Quando você está aprendendo as empunhaduras, não crie o hábito de apertar forte a mão no cabo da raquete. Se 10 significa apertar a mão ao máximo, você não vai querer apertar mais forte que o nível 3 quando não estiver batendo na bola. No contato, aperte até o nível 8, mas não apóie com seus três últimos dedos (médio, anular e mindinho) até imediatamente antes de encostar na bola.

#Q#

Guia das empunhaduras
Segure a raquete com a face perpendicular à quadra

Continental: coloque a base do dedo indicador sobre o nível à direita do sextavado superior do cabo (os canhotos colocam sobre o da esquerda).







Eastern de forehand: posicione a base do indicador dois níveis à direita do sextavado superior (os canhotos, dois para a esquerda).




Semi-Western: mova a base do indicador mais um nível para a direita em relação ao Eastern de forehand (para a esquerda no caso dos canhotos).



Eastern de backhand: coloque a base do seu dedo indicador sobre o sextavado superior do cabo da raquete.



2. Dicas para tenistas de nível intermediário

Tenha um segundo serviço consistente
Deste nível para cima, seu segundo serviço começa a se tornar muito importante. Um grande segundo saque separa os melhores tenistas dos demais, mas um bom segundo gera dividendos neste nível também. Para possuir um bom segundo serviço, você precisa aprender como colocar o efeito slice (já o saque quique serve para alçá-lo alguns níveis acima). Cortar a bola lhe permitirá fazer um swing mais livremente (você vai escovar a bola ao invés de bater chapado) e ainda ganhar controle. Comece com a empunhadura Continental (veja no quadro de empunhaduras) e faça o lançamento da bola (toss) na sua frente e levemente para a direita (esquerda para os canhotos). Acerte a bola pelo lado de fora como se estivesse tentando aparar a beirada com suas cordas e forçála para acertar a quadra. Por ser um slice, você precisa mirar bem mais para a direita do seu alvo (esquerda para os canhotos). Leva tempo para se acostumar com isso, mas logo se tornará natural.

Dicas para segundo saque
Faça passo-a-passo

Você está tendo problema com a empunhadura Continental? Tente mudá-la gradualmente. Aqueça sacando com sua empunhadura usual. Então, mude sua mão para o sextavado do cabo mais próximo da Continental e tente executar mais alguns saques. Repita esse procedimento até chegar na Continental. Depois de algumas semanas, você se sentirá confortável.

Mire em alvos grandes
Neste nível, o objetivo é sacar um segundo serviço consistente (sem duplas-faltas) e não um "peteleco" fraquinho. Não é necessário colocá-lo com muita precisão. Se conseguir mirálo para acertar as duas metades dos quadrados de saque consistentemente já é mais do que suficiente.

#Q#

Não faça o swing lentamente
No tênis, o que é devagar não é seguro, é perigoso. Você não pode criar efeitos - slice, quique, topspin - com um swing lento. O que você precisa é de um movimento relaxado e regular, com aceleração controlada. A única maneira de entender o ritmo ideal é através da prática, especialmente durante os jogos, quando a tensão no seu braço for maior.

3. Dicas para tenistas de nível intermediário para avançado

Pegue a bola na subida
Se você quiser ser bem sucedido neste nível, tem que ir em direção à bola e parar de deixar que ela venha até você. Bater na subida pode ser uma tarefa assustadora, mas não demorará para que você perceba o quanto vale a pena. É preciso fazer o swing quando a bola atingir o ponto mais alto após o quique ou na altura do ponto de contato ideal para você (caso perceba que ela vai quicar muito alto), ao invés de esperar ela cair. Para fazer isso, tenha esses quatro elementos em mente: 1- Vá para a bola rapidamente; 2- Fique de ombro para a bola; 3- Faça uma preparação curta; e 4- Faça seu peso ir em direção à bola no momento do contato.

Dicas para pegar a bola na subida
Olhe a bola quicar
Você não precisa pegar todas as bolas na subida. Preste atenção onde os golpes de seu oponente quicam e identifique a região em que bater na subida seja mais eficiente. Se a bola quicar pouco após a linha de saque, ela é uma potencial candidata a ser pega na subida. Chamo isso de região de preparação.

fotos: Ron C. Angle/TPL

Não mande para o alambrado
Quando você bate na subida, rouba o tempo do adversário. Isso já é suficiente, então, não tente "matar" a bola. Um swing leve, com boa aceleração para criar topspin, fará o serviço.

Jogue com ângulos
Faça seu oponente correr de lado a lado da quadra. O objetivo é forçá-lo a correr e bater golpes de segurança no meio para que você, então, possa pegar outra bola na subida mandando para outra direção (Andre Agassi era mestre nisso). Quando perceber uma oportunidade, vá para a rede após golpear na subida.
(Mais dicas de como pegar a bola na subida na página 40)

Ella Ling/RCA Productions

4. Dicas para tenistas avançados

Aprenda o "um-dois"
Controle os pontos ou sofra as conseqüências. Assim é o jogo neste nível. Sempre digo para estes tenistas: "Planeje sua jogada e jogue de acordo com seu plano". A forma mais simples de fazer isso é aprender o "um-dois", combinações em que o primeiro golpe (um) prepara uma batida subsequente (dois) - mais forçada ou um winner. A sequência mais comum que você utilizará será um saque com slice aberto no lado do iguais (se você for destro; ou no lado da vantagem, se for canhoto) e então baterá um forehand inside-out (de dentro para fora) na quadra aberta, e ainda pode ir à rede em seguida (vide diagrama abaixo).

#Q#

Mais três combinações vencedoras
Saque-e-voleio
Saque um slice no meio (do lado do iguais), vá para a frente, faça o split-step e voleie no contrapé de seu oponente, que deverá estar indo para o meio da quadra.

Devolução de backhand inside-out
Quando estiver devolvendo um saque no lado do iguais (se for destro), bata um backhand inside-out na direção do lado do forehand do seu adversário. Fique dentro da quadra e bata a próxima bola na quadra aberta.

Devolução de forehand inside-out
Quando estiver devolvendo saque no lado da vantagem (se for destro), fuja do backhand no segundo serviço do oponente e bata um forehand cruzado na direção do backhand adversário. Você golpeará a bola por cima da parte mais baixa da rede, então terá alguma segurança para executar o golpe. Isso será uma boa jogada especialmente se seu rival tiver uma esquerda fraca. Tente uma bola mais curta no próximo golpe para que você possa colocá-lo cruzado no lado do iguais; ou bata um forehand inside-out novamente e faça o approach.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller SportsGroup LLC. Distributed by Tribune Services

Tom Gullikson

Publicado em 24 de Agosto de 2009 às 14:11


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista